Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Homem acusado de planear ataque no coração de Nova Iorque

08 jun, 2019 - 01:16

Ashiqul Alam confessou a um polícia infiltrado ser apoiante do Estado Islâmico e dos ataques de 11 de setembro de 2001.

A+ / A-

Um homem foi esta sexta-feira acusado de adquirir armas de fogo ilegalmente para realizar um ataque terrorista em Times Square, Nova Iorque.

Ashiqul Alam, de 22 anos, tinha sido detido no dia anterior depois de receber duas pistolas Glock, com o número de série apagado, de um polícia infiltrado.

Durante encontros com o agente infiltrado, Alam manifestou o seu apoio aos terroristas do Estado Islâmico e aos ataques de 11 de setembro de 2001, contra as Torres Gémeas e o Pentágono.

Ainda de acordo com o processo, o homem também admitiu a possibilidade de utilizar um colete com explosivos no ataque que queria realizar em Times Square, uma das zonas mais movimentadas de Nova Iorque.

Em maio de 2010, a polícia conseguiu evitar um atentado com um carro-bomba naquela conhecida praça. Um cidadão norte-americano natural do Paquistão confessou o crime e foi condenado a prisão perpétua. Tinha recebido treino e financiamento dos talibãs paquistaneses.

Mais recentemente, em dezembro de 2017, Akayed Ullah, um homem natural do Bangladesh, detonou parcialmente um engenho improvisado numa estação do Metro, na zona de Manhattan, provocando quatro feridos ligeiros.

Akayed Ullah foi condenado por seis crimes relacionados com terrorismo e pode passar o resto na vida numa prisão norte-americana.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+