Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Marcelino Sambé é o novo bailarino principal do Royal Ballet de Londres

07 jun, 2019 - 17:06 • Agência Lusa

Diretor da companhia, Kevin O'Hare, elogia "o impressionante leque de capacidades artísticas" do português.

A+ / A-
Marcelino Sambé. "O touro da dança"
Marcelino Sambé. "O touro da dança"

O bailarino português Marcelino Sambé foi promovido a bailarino principal da companhia de dança Royal Ballet, do Reino Unido, foi anunciado esta sexta-feira.

A informação é avançada pelo diretor da companhia, Kevin O'Hare, na página oficial da Royal Opera House, referindo que Marcelino Sambé assumirá o lugar de topo a partir da próxima temporada, 2019-2020.

Elogiando "o impressionante leque de capacidades artísticas" de Marcelino Sambé, O'Hare recordou que o bailarino português teve "um ano fantástico com algumas estreias notáveis", nomeadamente nos espetáculos "Don Quixote", de Carlos Acosta, e "Romeu e Julieta", de Kenneth MacMillan.

Filho de pai guineense e mãe portuguesa, Marcelino Sambé nasceu em Lisboa em 1994 e começou a dançar aos quatro anos. Aos dez ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, num percurso que tem sido amplamente premiado, sobretudo em competições em palcos internacionais.

Em 2012, Marcelino Sambé ingressou na companhia Royal Ballet, em Londres, depois de ter passado pela escola de dança desta estrutura cultural britânica. Nesse ano foi considerado pela Youth Dance England um dos coreógrafos emergentes do Reino Unido.

Em 2017 recebeu o prémio de excelência de atuação clássica nos Prémios Nacionais de Dança do Reino Unido pela interpretação em "La fille mal gardée".

Em 2018 era já primeiro bailarino da companhia, tendo agora ascendido a bailarino principal.

Nesse ano, a revista Forbes incluiu Marcelino Sambé entre os mais destacados "30 jovens europeus com menos de 30 anos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Casa de Acolhimento
    07 jun, 2019 Santo Tirso 17:39
    Radia Renascença - Janela aberta no mundo, em tudo o que tem de Bom.... Informação na hora objectivada e doseada com alegria e humor. Agora, as 3 de manhã vão ao encontro das pessoas . oferecendo uma lufada de ara fresco Um abraça tamanho do mundo

Destaques V+