Tempo
|
A+ / A-

Brexit

Boris Johnson já não vai a tribunal por alegadas mentiras antes do referendo

07 jun, 2019 - 16:52 • Agência Lusa

Ex-ministro dos Negócios Estrangeiros ganhou um recurso interposto no Supremo Tribunal de Londres.

A+ / A-

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Boris Johnson ganhou esta sexta-feira um recurso no Supremo Tribunal de Londres para bloquear um processo onde era acusado de ter mentido durante a campanha do referendo para o Brexit.

Boris Johnson, que não esteve presente na audiência, interpôs um recurso para impedir esse processo, que uma juíza do tribunal de magistrados de Westminster tinha aceite na semana passada por entender que devia responder pela acusação de má conduta no desempenho de um cargo público.

Os seus advogados denunciaram a ação judicial como tendo "motivação política" e negaram que tenha existido conduta imprópria ou desonesta.

Boris Johnson é um dos candidatos à sucessão da atual chefe do Governo britânico, Theresa May, na liderança do partido Conservador, cargo que dá acesso às funções de primeiro-ministro.

Durante a campanha para o referendo, fez campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia, em 2016, afirmando que o país pagava 350 milhões de libras (394 milhões de euros) por semana a Bruxelas, dinheiro que devia ser aplicado no serviço nacional de saúde.

Segundo dados da Comissão Europeia, o Reino Unido pagou em média cerca de 135 milhões de libras (152 milhões de euros) por semana entre 2010 e 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+