Tempo
|
A+ / A-

Incêndio

Autarca de Pedrógão Grande constituído arguido no processo de reconstrução de casas

07 jun, 2019 - 14:53 • Redação

Notícia está a ser avançada pelo "Diário de Leiria". Em causa está a reconstrução de casas após o grande incêndio que atingiu o concelho a 17 de junho de 2017.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, foi constituído arguido no processo de reconstrução de habitações na sequência do incêndio que atingiu aquele concelho a 17 de Junho de 2017.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo "Diário de Leiria". Sobe assim para 11 o número de envolvidos no inquérito sobre a reconstrução de casas naquele concelho, a cargo da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em causa estão suspeitas de corrupção, participação económica em negócio, burla qualificada e falsificação de documento.

De acordo com informações apuradas pelo jornal regional, a decisão de constituir Valdemar Alves arguido foi tomada na passada quarta-feira pelo Tribunal de Coimbra, onde o processo está em curso, e transmitida ao autarca nesse mesmo dia.

Contactado pelo "Diário de Leiria", Bolota Belchior, advogado de Valdemar Alves, disse apenas: "Não comento, nem confirmo, nem desminto essa informação." Para já, o autarca de Pedrógão Grande também continua em silêncio sobre o caso. Há três meses, o autarca já tinha sido constituído arguido no caso dos incêndios da região centro, processo no qual acabou por não ser acusado de qualquer crime.

A PGR diz que "existe um inquérito onde se investigam irregularidades relacionadas com a reconstrução e reabilitação dos imóveis afetados pelos incêndios", caso esse que tem, "neste momento, 43 arguidos constituídos" e que se encontra "em investigação e está em segredo de justiça".

O grande incêndio que deflagrou em 17 de junho de 2017 em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a municípios vizinhos, nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade.

Ao todo ficaram destruídas cerca de 500 casas, 261 das quais eram habitações permanentes, e 50 empresas. Esta sexta-feira, o Parlamento votou a favor de consagrar o 17 de junho Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+