Tempo
|
A+ / A-

FCP

FC Porto condenado a pagar 2 milhões de euros ao Benfica

07 jun, 2019 - 09:57 • Redação

O Benfica reclama indemnização de 17,7 milhões de euros. Francisco J. Marques condenado. Administradores da SAD do FC Porto absolvidos.

A+ / A-

O FC Porto foi condenado a pagar ao Benfica uma verba a rondar os dois milhões de euros, no âmbito do caso dos e-mails. O juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca do Porto, José António Rodrigues da Cunha, anunciou, em conferência de imprensa que julgou "parcialmente provada" a acusação do Benfica.

Os encarnados reclamavam uma indemnização de 17,7 milhões de euros por danos provocados pela divulgação de mensagens de correio eletrónico de vários dirigentes e funcionários do Benfica, por Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, no Porto Canal.

Francisco J. Marques, Porto Media SA (Porto Canal), FC Porto e FC Porto SAD foram condenados a pagar 523 mil euros por danos emergentes. Os mesmos réus foram condenados a pagar 1,43 milhões de euros por danos patrimoniais, por divulgação de correspondência. Valores a que acrescem juros desde a citação até ao dia do pagamento efetivo. Neste momento, aos cerca de dois milhões de euros acrescem cerca de 500 mil euros.

FC Porto, FC Porto Media SA e FC Porto SAD foram condenados a pagar uma indemnização ao Benfica, cujo valor não foi quantificado, relativa aos danos causados desde abril de 2017, até à data da liquidação, por apropriação de segredo de negócio.

Pinto da Costa, Fernando Gomes e Adelino Caldeira, administradores da SAD, foram absolvidos de todas as acusações. A decisão é passível de recurso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anonimo
    08 jun, 2019 Porto 01:20
    Após ler os comentários só digo que esses quatros comentadores não passam de uns ignorantes que ou não entendem a noticia. Pergunto a esses senhores que referi se fosse ao contrário e em prejuizo do clube deles como reagiriam e se tivessem um negócio e fosse divulgados coisas deles de certeza que não iriam gostar
  • Cidadao
    07 jun, 2019 Lisboa 22:08
    Não é só o dinheiro. O Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol prevê sanção para casos de utilização ou divulgação irregular de informação privilegiada. Se FCP perder recursos, quando a sentença transitar em julgado, uma queixa do Benfica ou uma iniciativa autónoma dos órgãos disciplinares da federação, pode custar bem caro às hostes tripeiras. O FCP pode ser afastado da competição profissional, por um período de 3 anos e relegado para a divisão inferior - não sei se 2.ª liga, ou Campeonato de Portugal. Não deixaria de ser irónico que depois de mais de 1 ano a pedir a descida de divisão do Benfica, fosse o FCP agora a descer de divisão.
  • Juíz Vermelho
    07 jun, 2019 Catedral da Luz 14:19
    Muito pouco, para os danos comerciais, patrimoniais, e para o aproveitamento que o fêquêpê tirou da situação. O Benfica devia recorrer e exigir uma pena mais pesada. E não se percebe como os administradores da SAD saem ilibados. Querem ver que o porco canal e mais o insolvente "haverá sangue", actuaram à revelia da SAD tripeira?
  • Mario Cabral
    07 jun, 2019 Ponta Delgada 13:15
    Tarde é o que nunca chega, só falta o FJM ir para a cadeia jogar às cartas com o hacker. ..
  • 07 jun, 2019 12:04
    Porquê CONFERÊNCIA de IMPRENSA? Porquê GRAVATA VERMELHA? Todas as sentenças desse Tribunal foram dadas a CONHECER dessa maneira? Se NÃO porquê ESTA? Porquê a CMTV já ter o DOCUMENTO " disseram ELAS " antes da conferência. Só pergunto.
  • Ru Maga
    07 jun, 2019 11:39
    Finalmente a confirmação que os e-mails são verdadeiros. Por 2 M até ficou barato para ter esta confirmação: Obrigado F.J:M!
  • Manuel
    07 jun, 2019 Moura 10:26
    Já estão a deitar foguetes antes da festa, esperem sentados porque não vão receber um tostão, de recurso em recurso é arquivado!
  • Cris Leomess
    07 jun, 2019 Toupeiral 10:10
    Mas os mails sao ou nao verdade?

Destaques V+