Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémios milionários na TAP. Governo convoca administração para reunião de emergência

07 jun, 2019 - 01:12 • Marisa Gonçalves, com redação

Ministro das Infraestruturas e representantes do Estado no conselho de administração com encontro marcado para esta sexta-feira.

A+ / A-

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, convocou os representantes do Estado no conselho de administração da TAP para uma reunião de urgência, que está marcada para esta sexta-feira, confirmou a Renascença.

A notícia surge depois de uma reunião do conselho de administração da TAP, que serviu para debater a polémica em torno dos prémios atribuídos a 180 trabalhadores, no valor de mais de um milhão de euros.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação criticou, esta quinta-feira, a Comissão Executiva da TAP. O dinheiro gasto nestes prémios constitui mesmo uma “quebra da relação de confiança” por parte da TAP em relação ao Estado, referiu a tutela, em comunicado.

O tema marcou o debate quinzenal desta quinta-feira. O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que o Estado considera o modelo de distribuição de prémios decidido pela comissão executiva da TAP "incompatível com os padrões de sobriedade" que devem existir em empresas participadas pelo Estado.

O Bloco de Esquerda exigiu uma tomada de posição do Governo. "A nossa opinião é que a política de prémios de mais de um milhão de euros numa empresa que é maioritariamente pública e que apresenta um prejuízo de mais de 100 milhões de euros é completamente injustificado, imoral e inaceitável", condenou o deputado do BE Heitor de Sousa, em declarações aos jornalistas no Parlamento, em Lisboa.

O deputado bloquista lembrou que, "quando o Estado assumiu o controlo maioritário acionista da empresa, mas afirmou claramente que a gestão seria privada e continuaria a ser privada", o BE avisou que "isso iria dar mau resultado" porque esta é a consequência da gestão privada.

"São decisões inaceitáveis que tudo fazem para impedir que o controlo público da empresa se possa exercer plenamente quando o controlo maioritário acionista é do Estado", lamentou.

Através da rede social Twitter, o líder do PSD, Rui Rio, acusou o Governo de “enganar os portugueses” a mostrar indignação com a distribuição de prémios na TAP.

Na terça-feira, 4 de junho, a agência Lusa noticiou que a TAP pagou prémios de 1,171 milhões de euros a 180 pessoas, incluindo dois de 110 mil euros atribuídos a dois quadros superiores.

Segundo um documento a que a Lusa teve acesso, em causa estão prémios que foram pagos com o salário de maio destes colaboradores e que oscilam entre os 110 mil e pouco mais de mil euros, depois de um ano em que a TAP registou um prejuízo de 118 milhões de euros.

Entretanto, a Comissão Executiva da TAP justifica a atribuição de prémios com o "programa de mérito" implementado pela companhia, que diz ter sido "foi fundamental" para os resultados atingidos em 2018.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+