Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Simulador da ERSE. 50 mil pessoas já encontraram opções mais baratas de energia

06 jun, 2019 - 18:19 • Sandra Afonso

Cem mil pessoas já experimentaram o simulador criado pela Entidade Reguladora do Setor Energético e metade encontrou um tarifário melhor.

A+ / A-

Cem mil consumidores de energia já experimentaram o simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e mais de metade encontrou opções mais baratas.

Relançado há um ano, o simulador para luz e gás já contabiliza dois milhões de simulações, segundo dados avançados esta quinta-feira pela ERSE.

A nova ferramenta, que compara todas as ofertas disponíveis em Portugal continental, encontrou preços mais baixos em 60% das simulações. Mais de metade dos utilizadores manifestaram interesse em mudar de comercializador.

Simulador deve ser usado em janeiro e outubro

A ERSE recomenda a utilização do simulador pelo menos duas vezes por ano. Em janeiro, para a eletricidade, e em outubro, para o gás.

Estes meses acompanham a aprovação anual das tarifas, por parte do regulador, e respetiva atualização dos preços oferecidos pelos comercializadores.

Outro simulador que pode ajudar a reduzir a fatura é o da potência contratada, lançado no passado dia 29 de maio, que permite aos consumidores confirmarem se estão a utilizar a potência adequada.

A redução de um escalão pode retirar, no mínimo, 22 euros por ano à conta. Desde que foi lançado, já foram feitas 60 mil simulações nesta ferramenta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+