Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino superior. Grupo de trabalho sugere mais vagas nos cursos com médias altas

06 jun, 2019 - 11:27 • Redação

Política de redução de vagas em Lisboa e no Porto vai manter-se, mas tem de haver alternativa noutras regiões do país.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior recomendou ao Governo o aumento do número de vagas em, pelo menos, 5% nos cursos superiores procurados pelos estudantes que terminam o secundário com 17 ou mais valores de média.

É aquilo a que o grupo de trabalho criado para preparar novas regras de acesso ao ensino superior chamou a “procura de excelência”, avança o “Público” nesta quinta-feira.

De acordo com o jornal, a recomendação inclui as universidades e politécnicos de Lisboa e Porto, apesar da política de redução em vigor.

Segundo o “Público”, sempre que haja cursos noutros locais do país, as vagas dos existentes nas duas principais cidades do país diminuem. A não ser que sejam cursos com médias elevadas de acesso – como é o caso das engenharias.

O despacho de fixação de vagas para o próximo ano letivo vai, assim, tratar de forma diferente os cursos existentes em todo o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+