Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proprietários dizem que Lei de Bases da Habitação "não vai ter grande eficácia"

06 jun, 2019 - 09:39 • Redação

O diploma deverá ser aprovado na próxima semana e resulta de um acordo entre Governo e partidos à esquerda. A utilização de património do Estado para arrendamento acessível é uma das medidas previstas.

A+ / A-

Veja também:


Os proprietários de casas criticam nova Lei de Bases da Habitação. Dizem que não vai dinamizar o mercado imobiliário.

“A Lei de Bases de Habitação, a nosso ver, não vai permitir um aumento da habitação existente, porque a habitação pública, em que toda a gente se baseia, são 2% do setor”, começa por dizer Luís Menezes Leitão, da Associação Lisbonense de Proprietários, à Renascença, nesta quinta-feira.

“Querer apresentar uma lei para tentar estimular a habitação pública quando temos 98% de habitação privada, relativamente à qual se apresentou um grande ataque em sucessivas iniciativas, não vai ter grande eficácia se não se traduzir num enquadramento favorável ao arrendamento privado”, sentencia.

O diploma, que resulta do acordo entre o Governo, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista, deverá ser aprovado na próxima semana e prevê, nomeadamente, que o património do Estado seja mobilizado para arrendamento acessível. Incentiva também o uso de casas devolutas privadas.

Esta quinta-feira, são publicadas em Diário da República as regras que definem o Programa de Arrendamento Acessível, que entra em vigor a 1 de julho.

De acordo com as contas do jornal “Público”, o proprietário de um T2 em Lisboa não poderá cobrar mais de 1.150 euros para poder ter benefícios fiscais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+