Tempo
|
A+ / A-

Francisco Balsemão. "Crise não é de direita nem de esquerda, é do sistema político"

04 jun, 2019 - 20:48 • Paula Caeiro Varela , com redação

O fundador do PSD aponta o dedo aos populismos de direita e de esquerda e apela aos portugueses: “não acreditem na meritocracia como forma de substituir a democracia”.

A+ / A-
Francisco Balsemão. "Crise não é da direita, é do sistema político"

Francisco Balsemão não vê uma crise no centro-direita em Portugal. Ao contrário do Presidente da República, o fundador do PSD diz que a crise é do sistema político que está ultrapassado em vários aspetos.

“Eu acho que a crise não é de direita nem de esquerda”, disse esta terça-feira o antigo primeiro-ministro, na sede do PSD, em Lisboa. Balsemão falava ao lado do lider social-democrata Rui Rio, depois de uma reunião com o Conselho de Opinião para a Comissão da Reforma do Sistema Eleitoral e Político do partido.

Francisco Balsemão considera que “a crise é de um sistema político que, em muitos aspetos, está ultrapassado e precisa de conquistar o apoio popular e a vontade das pessoas de votarem, participarem e perceberem que a democracia é, de longe, o melhor sistema de governo em que podemos viver”.

O fundador do PSD aponta o dedo aos populismos de direita e de esquerda e apela aos portugueses: “não acreditem na meritocracia como forma de substituir a democracia”.

“Isso é que tem de ser o grande empenho dos partidos políticos e o PSD pode e vai dar o exemplo”, afirma Francisco Balsemão em reação às palavras do Presidente da República sobre a crise na direita. A crise é no sistema político e no sistema eleitoral, em concreto, é aí que o PSD quer mudanças rápidas já na próxima legislatura, sublinha.

Balsemão é Presidente do Conselho de Opinião da Comissão para a Reforma do Sistema Eleitoral e Político do PSD, que ainda este mês deve apresentar uma proposta concreta a Rui Rio sobre a matéria, que será depois incluída no programa eleitoral do PSD.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+