Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump recebe tratamento real no Reino Unido e faz declarações polémicas

03 jun, 2019 - 23:01 • Redação

O Presidente norte-americano chamou "perdedor total" ao autarca de Londres. Durante um banquete, a rainha Isabel II disse esperar que os “valores e interesses comuns” entre Reino Unido e EUA continuem a unir as duas nações no futuro.

A+ / A-

O Presidente norte-americano iniciou esta segunda-feira uma visita de três dias ao Reino Unido. Donald Trump recebeu tratamento real e fez declarações polémicas.

Antes de aterrar em solo britânico, Trump escreveu na rede social Twitter que o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Kan, é um “perdedor total”.

"Sadiq Khan, que fez um trabalho terrível como autarca de Londres, fez comentários desagradáveis sobre o Presidente dos Estados Unidos", lamentou Trump.

Na véspera, o Presidente norte-americano defendeu que o Reino Unido deve abandonar a União Europeia sem acordo. “Se fosse eles, não pagaria os 50 mil milhões de dólares”, disse disse Trump numa entrevista ao "Sunday Times".

O Presidente norte-americano foi convidado para um banquete pela Rainha de Inglaterra. Na cerimónia, Isabel II disse esperar que os “valores e interesses comuns” entre Reino Unido e EUA continuem a unir as duas nações no futuro.

“Esta noite, celebramos uma aliança que ajudou a garantir a segurança e prosperidade dos nossos povos durante décadas, e acredito que vai perdurar por muito muitos anos”, disse a monarca.

No seu discurso no Palácio de Buckingham, Donald Trump elogiou Isabel II, que “personifica o espírito de dignidade, dever e patriotismo que palpita no coração dos todos os britânicos”.

O Presidente norte-americano também destacou os “valores comuns” entre os dois países e a ligação que ficou para sempre selada com “essa grande cruzada” do Dia D, durante a II Guerra Mundial.

Na terça-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, organiza um pequeno-almoço de negócios com empresários dos dois países, após o qual recebe Donald Trump na residência oficial, em Downing Street, para almoço, seguido por uma conferência de imprensa.

À noite, o Presidente norte-americano oferece um jantar de agradecimento na residência do embaixador dos EUA, no qual o príncipe Carlos vai participar em nome da Rainha.

Na quarta-feira, Donald Trump, a Rainha, o príncipe Carlos e outros chefes de Estado e de Governo participam num evento comemorativo em Portsmouth, no sul de Inglaterra, do 75.º aniversário do desembarque do Dia D das forças aliadas, momento que contribuiu para a derrota da invasão nazi na II Guerra Mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+