Tempo
|
A+ / A-

Marcelo “curva-se perante o génio” de Agustina

03 jun, 2019 - 12:12 • Marta Grosso

O Presidente da República reage à morte da escritora Agustina Bessa-Luís, esta segunda-feira, dia 3 de junho. Agustina pertence “ao Portugal eterno”, diz Marcelo.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa reage à morte de Agustina Bessa-Luís curvando-se “perante o seu génio” e sublinhando a singularidade e importância da escritora na literatura portuguesa.

“Há personalidades que nenhumas palavras podem descrever no que foram e no que significaram para todos nós. Agustina Bessa-Luís é uma dessas personalidades”, começa por escrever o Presidente da República.

Na nota de condolências divulgada no site da Presidência, Marcelo descreve a escritora “como criadora, como cidadã, como retrato da força telúrica de um povo e da profunda ligação entre as nossas raízes e os tempos presentes e vindouros”.

“De ‘antes quebrar do que torcer’ testemunhou, com o rigor inexcedível da sua escrita, nunca corrigida, o fim de um Portugal e o nascimento de outro. Um e outro feitos do Portugal eterno.

E é a esse Portugal eterno que ela pertence”, aponta o chefe de Estado.

“O Presidente da República curva-se perante o seu génio e expressa aos seus familiares as mais sentidas condolências”, conclui.

Agustina Bessa-Luís morreu esta segunda-feira. O bispo do Porto vai celebrar a missa exequial na terça-feira, às 16h00, na Sé do Porto.

O funeral segue depois para a Régua.

A herança de Agustina
A herança de Agustina
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+