Tempo
|
A+ / A-

Morreu o físico português Gaspar Barreira

01 jun, 2019 - 18:39 • Lusa

Gaspar Barreira foi um dos fundadores do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Presidente da República destaca o papel do físico na internacionalização da ciência portuguesa.

A+ / A-

O físico português Gaspar Barreira morreu na última noite, aos 79 anos, revelou este sábado o presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Mário Pimenta.

Numa comunicação, Mário Pimenta salientou que Gaspar Barreira deixou "um imenso legado de visão, resistência e resiliência".

A morte do físico português foi também anunciada na página na Internet da instituição, que Gaspar Barreiras ajudou a fundar.

"Trabalhou como poucos na construção de um Portugal onde Conhecimento, Liberdade e Racionalidade foram decisivos, antes e depois da Revolução de 25 de abril de 1974", evidenciou.

Gaspar Barreira foi um dos fundadores do LIP e, ao longo dos últimos 30 anos, "dedicou-lhe grande parte de sua imensa energia", acrescentou.

"O seu último grande projeto e entusiasmo, a instalação em Portugal de um centro de tratamento e pesquisa para terapia do cancro com 'prótons', ainda não foi realizado. Por isso, vamos nos esforçar", acrescentou.

Gaspar Barreira nasceu em Braga a 4 de maio de 1940 e estudou Física e Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na sequência da entrada de Portugal para o CERN como membro de pleno direito, criou em 1986, juntamente com Mariano Gago, o LIP, uma associação científica com delegações em Lisboa e Coimbra, que realiza investigação no campo da física experimental de altas energias e da instrumentação associada, colaborando com diversas entidades internacionais.

Gaspar Barreira foi representante oficial de Portugal em diversas organizações científicas internacionais, tendo coordenado diferentes programas de cooperação científica e tecnológica internacional.

Em 2006 recebeu a Ordem do Infante D. Henriques pelo seu contributo para a internacionalização da Investigação Científica Portuguesa.

Numa mensagem, a diretora geral do CERN, Fabiola Gianotti, diz-se "profundamente chocada".

"Estou muito triste. Perdemos um grande amigo do CERN e da física de partículas, um cientista excelente e uma pessoa verdadeiramente única", acrescentou.

Marcelo lamenta morte de cientista de "prestígio internacional"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do físico Gaspar Barreira, destacando o seu papel na internacionalização da ciência portuguesa.

"O Presidente da República lamenta a morte do professor Gaspar Barreira, cientista de prestígio internacional, que deu um contributo fundamental para o desenvolvimento da investigação na área da física, através do seu trabalho no LIP - Laboratório Português de Experimentação de Física de Partículas", refere uma mensagem publicada na página da Presidência da República na Internet.

O chefe de Estado destaca o papel de Gaspar Barreira na internacionalização da ciência portuguesa, nomeadamente "na cooperação com instituições científicas cimeiras como o CERN" (Laboratório Europeu de Física de Partículas).

"O Presidente lamenta a morte do cientista, do professor e mentor de gerações de engenheiros e cientistas, bem como a do lutador pelos valores da liberdade e da democracia", refere ainda o texto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+