Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa na Roménia. "A fé não se transmite apenas com palavras, mas com gestos"

01 jun, 2019 - 17:11 • Aura Miguel, enviada à Roménia, com redação

Francisco participou num encontro com jovens e famílias na cidade de Iasi, onde destacou o exemplo das mães e avós.

A+ / A-
Papa na Roménia. “A fé não tem cotação na bolsa nem valor de mercado”
Papa na Roménia. “A fé não tem cotação na bolsa nem valor de mercado”

Onde houver confusão e exclusão, "levemos harmonia e partilha", pediu este sábado o Papa Francisco num encontro com jovens e famílias na cidade de Iasi, na Roménia, onde destacou o exemplo das mães e avós.

Numa celebração perante milhares de famílias romenas e de outros países da região, o Papa argentino disse aos milhares de católicos que não esqueçam as mães e avós, que com a sua “fé simples, mas robusta” ajudam aos poucos a construir o Reino de Deus.

Francisco sublinha que a fé não se transmite “apenas com palavras, mas com gestos, olhares, carícias como as das nossas mães e avós”.

“Nos lugares onde houver muito rumor, que saibamos escutar; onde houver confusão, que inspiremos harmonia; onde tudo se reveste de ambiguidade, que possamos levar clareza; onde houver exclusão, que levemos partilha; no meio do sensacionalismo, das mensagens e notícias rápidas, que nos preocupemos com a honra dos outros; no meio da agressividade, que demos prioridade à paz; no meio da falsidade, que levemos a verdade”, apelou.

Neste encontro no bastião católico de Iasi, Francisco cumpriu o sonho do Papa João Paulo II de se encontrar com os jovens romenos.

Francisco pediu à Virgem Maria que proteja as crianças de todo o mundo e que os mais velhos lhes garantam o direito ao futuro.

Ás novas gerações e às menos novas, o Papa recordou que “sem amor e sem Deus, nenhum homem pode viver sobre a terra”.

“Nós pertencemos uns aos outros, e a felicidade pessoal provém de fazer os outros felizes. Tudo o resto não passa de fábulas... Para caminhar juntos no lugar onde estás, não te esqueças de tudo aquilo que aprendeste em família”, frisou Francisco neste encontro com jovens e famílias no segundo dia da visita à Roménia.

Para um jovem informático romeno, que lamentou envergonhar-se de assumir a fé no local de trabalho, o Papa disse que “a fé não tem cotação na bolsa nem valor de mercado”. Francisco disse que “a fé é um dom que mantém viva a certeza profunda e estupenda de pertença a Deus como filhos”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+