Tempo
|
A+ / A-

Espanha

Preso em Madrid cidadão sírio suspeito de financiar retorno de jihadistas à Europa

31 mai, 2019 - 15:09 • Redação

Pelo menos sete mil jihadistas já terão regressado aos seus países de origem, muitos deles financiados por esquemas como este que Espanha acaba de desmantelar.

A+ / A-

Leia também:


Um homem de nacionalidade síria, com 43 anos, acusado de ter financiado o regresso à Europa de membros do autoproclamado Estado Islâmico, foi detido em Madrid, anunciaram as autoridades espanholas esta sexta-feira.

O homem, cuja identidade não foi revelada pelas autoridades espanholas para já, é suspeito de fazer parte da estrutura financeira do grupo extremista islâmico.

Em comunicado, a polícia espanhola acrescenta que o sírio é ainda suspeito de ter angariado dinheiro em solo europeu que chegava aos jihadistas através de um sistema de transferência informal denominado “hawala” – que utiliza corretores sediados em diferentes países, tornando difícil rastrear o movimento transfronteiriço de dinheiro.

A polícia refere igualmente que a investigação determinou que os combatentes montaram uma estrutura na Síria para dar apoio financeiro a combatentes estrangeiros que desejassem regressar à Europa.

"Esta operação faz parte da luta contra a nova estratégia [do Estado Islâmico] que, após a perda do controlo territorial, instou os seus membros a regressarem aos seus países de origem", lê-se no comunicado.

O suspeito agora detido usou "uma série de medidas de segurança para esconder a sua identidade e comunicações em plataformas digitais".

Hoje, calcula-se que quase seis mil europeus integrem as fileiras do Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Ao longo dos anos, mais de 41 mil pessoas (cerca de um quarto delas mulheres e crianças), oriundas de dezenas de países em todo o mundo, terão partido para um dos dois países para se juntarem ao grupo extremista.

Acredita-se também que a grande maioria dos militantes jihadistas tenha sido morta ou capturada. Segundo as agências secretas de diversos países europeus, pelo menos 7 mil terão regressado aos seus países de origem, precisamente financiados por esquemas como este que Espanha acaba de desmantelar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+