Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cobrar dívidas na estrada. Centeno fala em operação legal, mas "desproporcionada"

29 mai, 2019 - 12:43 • Lusa

Ministro das Finanças revela ainda que decisão de levar operação foi tomada "localmente".

A+ / A-

O ministro das Finanças considerou esta quarta-feira "desproporcionada" a operação realizada na terça-feira pela Autoridade Tributária a automobilistas em Valongo para cobrança de dívidas fiscais, esclarecendo que foi decidida "localmente" e será alvo de "um inquérito".

"A decisão sobre esta medida foi tomada localmente. Ela tem um enquadramento legal, [mas] foi tomada a decisão de a suspender e de não haver mais medidas daquela natureza", afirmou Mário Centeno em declarações aos jornalistas no Porto.

"Não é claramente a medida que aproxima o cidadão da Autoridade Tributária", acrescentou ainda Mário Centeno.

Considerando que a medida "foi desproporcionada face aos seus objetivos", o ministro confirmou a informação já avançada na terça-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, de que "foi aberto um inquérito para se perceber se todos os direitos de todos os contribuintes foram preservados".

Na terça-feira, a Autoridade Tributária e a GNR desenvolveram uma operação em Valongo de cobrança de dívidas fiscais que admitia a penhora imediata de viaturas. Esta operação foi depois cancelada por ordem do Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+