Tempo
|
A+ / A-

Casa Comum

Assis pede a Rio e Costa que evitem "espiral de confrontação" que prejudique o diálogo

29 mai, 2019 - 11:13 • José Pedro Frazão ,com Redação

No programa "Casa Comum", o antigo eurodeputado socialista analisou os resultados das eleições europeias e projetou possíveis cenários para o pós-legislativas de outubro.

A+ / A-
Francisco Assis no Casa Comum - 29/05/2019

Francisco Assis considera que não seria surpreendente a mudança de caras na liderança do PCP depois do ciclo eleitoral deste ano.

"Julgo que essa questão deve estar a ser equacionada no interior do Partido Comunista. É evidente que há aqui qualquer coisa que está a falhar. O PCP teve uma clara derrota nas eleições autárquicas e tem agora uma derrota - que me surpreendeu muito pela sua dimensão - nas eleições europeias", diz Francisco Assis no programa "Casa Comum" da Renascença.

Para o antigo eurodeputado socialista, Marisa Matias é hoje a personalidade política mais popular do espaço à esquerda do PS. Francisco Assis considera que o crescimento da votação do Bloco de Esquerda nas eleições europeias é "uma vitória pessoal" de Marisa Matias.

Assis diz ainda que, nos próximos meses, António Costa e Rui Rio "têm a obrigação de não entrar numa espiral de confrontação que possa prejudicar o diálogo" entre os dois partidos depois das eleições legislativas. "Estou convencido que isso não vai acontecer", afirma.

Assis salienta que Rui Rio "é um homem com caraterísticas muito próprias na sua liderança" e, como tal, a derrota nas eleições europeias não deverá abalar o líder do PSD nem alterar "a sua forma de intervir na vida política portuguesa".

Questionado sobre a possibilidade de uma "geringonça" entre o PS e o PAN, Francisco Assis diz que tudo depende do contexto económico e político em que Portugal se encontrar em outubro, após as legislativas.

"O tipo de decisões que terão de ser tomadas serão muito diferentes das decisões que foram tomadas até aqui e, por isso, vamos ver a partir de outubro com quem é que o Partido Socialista vai poder ter entendimentos sérios para garantir a governação do país", diz.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+