Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não foi só em Valongo que o fisco cobrou dívidas na estrada com a ajuda da GNR

28 mai, 2019 - 17:45 • Agência Lusa

Houve operações stop semelhantes à desta terça-feira em pelo menos duas ocasiões: uma na Trofa, a 14 de maio, e uma em Santo Tirso, uma semana depois.

A+ / A-

Leia também:


A Autoridade Tributária (AT) fez fiscalizações idênticas à ocorrida esta terça-feira em Valongo pelo menos em duas ocasiões: na Trofa, a 14 de maio, e em Santo Tirso, uma semana depois, confirmaram à Lusa fontes das duas câmaras municipais.

No âmbito de uma ação que visa a cobrança de dívidas às Finanças, explicou à Lusa fonte da AT, as iniciativas, no âmbito da operação denominada "Ação sobre Rodas", passam por "intercetar condutores com dívidas às Finanças, convidá-los a pagar e dar-lhes essa oportunidade de pagarem".

"Se não tiverem condições de pagar no momento, estamos em condições de penhorar as viaturas", disse.

A primeira das ações ocorreu a 14 de maio, na Trofa, tendo fonte daquela autarquia informado a Lusa que, "uma vez alertada para a inspeção, procurou saber o que se passava junto das autoridades policiais que estavam a colaborar" com a operação stop, ficando-se por aí.

Em Santo Tirso, no dia 21 deste mês, as brigadas da AT posicionaram-se "junto à Praça Camilo Castelo Branco" e também "perto do Pavilhão Municipal de Santo Tirso", disse uma fonte, completando a denúncia feita à Lusa pelo antigo autarca tirsense Castro Fernandes.

Segundo o antigo político, terão sido "inspecionados cerca de três mil carros", facto que, denunciou, "causou um enorme alvoroço na cidade e que "repetiu o que havia sucedido uma semana antes na Trofa", revelando ter sido alertado para a operação através da "indignação das pessoas partilhada nas redes sociais".

O controlo dos devedores é feito através de um sistema informático instalado em mesas em tendas montadas no local. O sistema informático cruza dados através das matrículas das viaturas e compara-os com a existência de dívidas ao fisco, explicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+