Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Rei emérito Juan Carlos abandona vida pública em junho

27 mai, 2019 - 21:32 • Lusa com Redação

Atualmente com 81 anos, Juan Carlos foi o primeiro rei após a ditadura franquista e essencial na transição espanhola da ditadura para a democracia a partir de 1977, tendo abdicado do trono em 2014.

A+ / A-

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, anunciou esta segunda-feira que deixará de exercer atividades institucionais e que abandonará a vida pública a partir de 2 de junho, cinco anos após ter abdicado da coroa em favor do filho. A decisão de Juan Carlos foi divulgada num comunicado do Palácio da Zarzuela, residência oficial da família real espanhola.

A mesma fonte precisou que Juan Carlos comunicou a sua decisão ao filho, o rei Felipe VI, numa carta em que lembra os últimos cinco anos e como tem exercido, ao longo desse período, atos institucionais com “o mesmo empenho” do que quando era monarca em funções.

Porém, o rei emérito de Espanha, atualmente com 81 anos, acredita que chegou o momento de se afastar da vida pública e dos compromissos institucionais. “Chegou o momento de virar uma nova página na minha vida e concretizar a minha retirada da vida pública”, escreveu Juan Carlos, lembrando que esta já era uma ideia que andava a amadurecer e que a “inesquecível comemoração” do 40.º aniversário da Constituição espanhola, assinalado em 2018, deu-lhe a certeza que precisava para tomar tal decisão.

“Foi um ato solene cheio de emoção para mim, que me fez evocar, com orgulho e admiração, a recordação de tantas pessoas que contribuíram para fazer que tornaram possível a transição política e renovaram o meu sentimento de gratidão permanente com o povo espanhol, o verdadeiro artífice e principal protagonista daquela etapa transcendental da nossa história recente”, prosseguiu Juan Carlos. Perante isso, o rei emérito espanhol frisa que com uma “firme e ponderada convicção” manifesta a sua vontade e desejo de dar tal passo e “parar de exercer atividades institucionais a partir do próximo dia 02 de junho”.

Na mesma carta, o monarca emérito manifesta o “carinho e orgulho de pai” que sente por Felipe VI, que foi proclamado rei em junho de 2014, após a abdicação de Juan Carlos.

Juan Carlos, que viveu em Portugal quando era jovem, foi o primeiro rei após a ditadura franquista e um artífice essencial na transição espanhola da ditadura para a democracia a partir de 1977, tendo abdicado do trono em 2014 na sequência do seu envolvimento em vários escândalos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • no caminho do infinito Ilidio
    28 mai, 2019 08:29
    Ao menos escrevam bem o titular

Destaques V+