Tempo
|
A+ / A-

Execução Orçamental

Estado arrecadou mais 892,5 milhões de euros em impostos até abril

27 mai, 2019 - 21:00 • Lusa com Redação

Direção-Geral do Orçamento explica que este desempenho foi “fortemente influenciado” pela evolução do IVA, IRS e ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos). No total, a receita fiscal ascendeu a 12.661,8 milhões de euros em abril.

A+ / A-

O Estado arrecadou mais 892,5 milhões de euros em impostos nos primeiros quatro meses deste ano face ao mesmo período de 2018, num total de 12.661,8 milhões de euros, refere a execução orçamental publicada esta segunda-feira.

“Nos primeiros quatro meses de 2019 a receita fiscal líquida do subsetor Estado registou um aumento de 892,5 milhões de euros (+7,6%) face a igual período do ano transato”, assinala a Direção-Geral do Orçamento (DGO), precisando que este desempenho foi “fortemente influenciado” pela evolução do IVA, IRS e ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos), três dos impostos mais relevantes em termos de receita.

No total, a receita fiscal ascendeu a 12.661,8 milhões de euros em abril, o que reflete um aumento de 7,6% face ao mesmo mês de 2018. Em março, o montante de impostos arrecadado pelo Estado tinha registado um acréscimo homólogo de 10,3%.

No seu conjunto, os impostos diretos aumentaram 3,1%, sendo esta subida devida sobretudo ao IRS, que avançou 3,2% por comparação com abril de 2018, mas abaixo da taxa de crescimento de 6,2% observada em março. Este abrandamento deve-se ao facto de, em abril, terem começado a ser pagos os reembolsos do IRS aos contribuintes que optaram por entregar a sua declaração anual do imposto no primeiro mês possível para o cumprimento desta obrigação fiscal.

De acordo com a Síntese de Execução Orçamental, em abril, foram pagos 756,4 milhões de euros em reembolsos de IRS, mais 116,9 milhões de euros do que o valor contabilizado em abril do ano passado.

Relativamente aos impostos indiretos, o DGO assinala um aumento homólogo de 9,9%, influenciado pelo desempenho do ISP (que avançou 15,9%), do IVA (mais 8,8%), do Imposto sobre o Tabaco (mais 22,4%) e do Imposto Único de Circulação (mais 10,0%).

A DGO explica, no entanto, que, embora registe uma tendência de atenuação, o comportamento do ISP e do Imposto sobre o Tabaco está ainda influenciado pelo alargamento a 02 de janeiro de 2019 do prazo de pagamento dos impostos nas tesourarias de finanças, devido à tolerância de ponto que foi concedida no último dia de 2018. “Esta circunstância impactou na execução dos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, em contabilidade pública, embora tal impacto não se irá verificar no apuramento da receita fiscal em contabilidade nacional [a que é relevante para Bruxelas no apuramento do défice público]”, detalha ainda a síntese da DGO.

A receita do ISP totalizava em abril 1.265,1 milhões de euros, registando um aumento de 173,8 milhões de euros em termos homólogos. Já a do Imposto sobre o Tabaco aumentou 88,6 milhões de euros para 483,5 milhões de euros.

O IVA chegou a abril a gerar um acréscimo de receita de 459,1 milhões de euros por comparação com o valor registado no mesmo mês de 2018, mas a observar uma taxa de crescimento homóloga mais baixa dos que os 13,1% observados em março. No total, este imposto gerou nos primeiros quatro meses deste ano 5.675,7 milhões de euros.

A DGO refere que “até abril os reembolsos relativos à receita fiscal sofreram uma redução de 70,7 milhões de euros, destacando-se numa recuperação face ao mês anterior, em especial dado o desempenho dos reembolsos de IVA, mas também pressionado pelo aumento dos reembolsos de IRS pagos”. Entre janeiro e abril, os reembolsos do IVA totalizaram 1.876,2 milhões de euros, menos 147,7 milhões de euros do que mesmo período do ano passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+