Tempo
|
A+ / A-

Caixa emprestou 125 milhões a Isabel dos Santos para comprar ações ao próprio banco público

25 mai, 2019 - 10:22 • Redação

Pese embora o crédito (concedido em 2009) devesse ter sido pago à CGD em sete anos, fonte próxima da empresária explica que “grande parte” foi amortizado", ou seja, que não foi totalmente pago.

A+ / A-

Apesar de um parecer condicionado da Direção-Geral de Risco do banco público, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) emprestou, em 2009, 125 milhões de euros à empresária angolana Isabel dos Santos para comprar ações da ZON (atual NOS), sendo que parte das ações (2%) eram mesmo da CGD, enquanto as restantes pertenciam à ZON (4,57%) e à Cinveste (3,43%). A notícia é do Correio da Manhã.

Segundo o jornal, que consultou um relatório (tido como "confidencial") do Banco de Portugal (BdP) sobre o crédito concedido pela Caixa a Isabel dos Santos, a Direção de Risco recomendava que o mesmo fosse concedido por um sindicato bancário, para reduzir a exposição do banco público, o que acabaria por não acontecer. “Os fundamentos considerados para a concessão do crédito em apreço, assentes essencialmente nas garantias associadas por indisponibilidade de informação sobre a situação financeira do mutuário [Isabel dos Santos], não são compatíveis com uma prática prudente de concessão de crédito”, pode ler-se no relatório do BdP sobre o crédito à empresa Konto Holding Limited.

Pese embora o crédito devesse ter sido pago à CGD em sete anos – o que ainda não sucedeu –, em resposta ao Correio da Manhá, fonte próxima da empresária diz que o crédito estará “em dia” e que “grande parte até já foi amortizado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    25 mai, 2019 aldeia 14:30
    E assim se vai delapidando o património do povo português!...............E....................nunca há culpados!............Que país da treta!............
  • gina machado
    25 mai, 2019 cavernães -viseu 12:49
    isto é uma vergonha mas já não existe no vocabulário dos portugueseses isto é o que temos todos os dias eu não nasci em portugal mas sou filha de pais portugueses e casei em portugal tive 2 filhos em portugal e tenho já um neto em portugal gostasva de ver outro país com outras perspectivas paras eles e para mim que sou deficiente por invalidez num lar de idosos com esclerose múltipla tenho 59 anos estou num lar longe de tudo gostava de estar mais perto de gente que conheço que tenham os mesmos objectivos que eu

Destaques V+