Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europeias 2019

Mapas interativos, explicadores, vídeos e um quiz. Guia para se preparar para as europeias

24 mai, 2019 - 14:44 • Filipe d'Avillez

A Renascença preparou um dossier para o ajudar a perceber tudo o que está em causa na ida às urnas deste domingo.

A+ / A-

Ainda não percebeu a importância de votar este domingo ou a dimensão das eleições europeias? A Renascença preparou um conjunto de trabalhos de fundo que podem ajudá-lo a ficar mais informado.

Desde a distribuição dos fundos comunitários ao perigo dos extremismos em crescendo na Europa, passando pelos apelos dos grupos religiosos, há até espaço para algum humor, pela mão da extremamente desagradável Joana Marques.

No domingo, esteja onde estiver, sintonize a Renascença ou aceda ao site para ter acesso a toda a informação de que precisa para acompanhar a noite eleitoral e analisar os resultados, numa cobertura 360º, que vai ainda incluir vídeo e que começa às 19h00.

Partidos: Programas e entrevistas

Para já, importa saber bem o que fazer no domingo.

São mais de uma dezena de partidos que concorrem aos lugares reservados a eurodeputados portugueses. Para o ajudar a escolher, a Renascença fez uma análise aos seus programas políticos e juntou as imagens e os dados essenciais da maioria dos candidatos.

Há várias mulheres nas listas, mas embora o número de eurodeputadas tenha estado a aumentar, o Parlamento Europeu ainda está longe da paridade.

Aqui explicamos o que é que está em causa quando for depositar o seu voto na urna, no domingo, bem como tudo o que vai acontecer durante e depois das eleições.

Ao longo destas semanas desdobrámo-nos em entrevistas sobre as europeias. Para além de termos falado com todos os partidos políticos, (exceto um que nunca respondeu ao convite), conversámos ainda com João Ferreira do Amaral, António Barreto, António Vitorino e Paulo Portas.

Resultados, só domingo ao final do dia. Mas podemos dizer que se as votações fossem nas redes sociais, um dos partidos já teria vitória certa!

Fundos comunitários

Para um país como Portugal, especialmente, o tema do dinheiro de Bruxelas é sempre importante.

Por exemplo, sabe quanto dinheiro é que o seu concelho recebe da União Europeia? E sabe como é que esses fundos foram aplicados em Portugal? O interesse por deitar alguma luz sobre este assunto levou-nos até à Ilha do Corvo, onde a Europa começa.

Nacionalismo

Fala-se muito na subida dos nacionalismos na Europa. Criámos um mapa que ajuda a perceber a dimensão e a localização mais precisa destes fenómenos e até aproveitámos para conversar diretamente com uma das grandes figuras do nacionalismo austríaco, durante o interrail que fizemos pelo Velho Continente.

Religião

Durante esta campanha houve muitas organizações religiosas que quiseram emitir a sua opinião. Chegou-se a dizer que o Patriarcado tinha apelado ao voto num partido em particular e mais recentemente a Associação dos Juristas Católicos avisou que uma Europa desligada das suas raízes não pode saber para onde vai.

Humor e lazer

Depois de ler tudo isto, é quase certo que se encontrará preparado para arrasar neste quiz. Em todo o caso, pode sempre divertir-se com os comentários às europeias da Joana Marques.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+