Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europeias

"O nosso projeto é o da união", diz Marisa Matias

24 mai, 2019 - 02:07 • Lusa

"Quem está a construir a União Europeia está a querer dividir-nos", disse a candidata do Bloco num comício no Porto.

A+ / A-

Num "momento difícil" e em que a União Europeia está dividida, a cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) às europeias, Marisa Matias, defendeu esta quinta-feira um "projeto da união", que vai a votos no domingo, baseado no respeito, dignidade e justiça.

Cerca de 400 pessoas juntaram-se na Alfândega do Porto, para um comício-jantar do BE no penúltimo dia de campanha para as europeias, uma corrida eleitoral que Marisa Matias garantiu que não "foi de silêncios" e que o objetivo foi ouvir, porque "as pessoas querem ser ouvidas, não querem ser ouvintes".

A primeira candidata do BE ao Parlamento Europeu focou o discurso na União Europeia, que "está num momento difícil" porque está muito dividida, por exemplo, pelas "regras que servem o sistema financeiro, mas que não protegem os pensionistas".

"Quem está a construir a União Europeia está a querer dividir-nos. O nosso projeto é, por isso, o projeto da união e é no domingo que a união vai a votos", avisou.

Este projeto, prosseguiu Marisa Matias, "é o respeito, é a dignidade, é a justiça", o que se consegue com "pleno emprego e o fim da pobreza".

"O que nos une é o que construímos em conjunto para nos protegermos uns aos outros", explicou, dando o exemplo do Serviço Nacional de Saúde, escola pública ou o estado social.

E acrescentou: "O cimento deste projeto é também o planeta, o lugar onde habitamos".

"Se a cada dia nos tentam dividir, nós dizemos que o nosso projeto é a união, de quem luta, de quem trabalha, que não se cansa, de quem sabe que a Europa pode ser um lugar diferente. É esta a união que queremos para a união", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+