Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cocaína e ecstasy entre as drogas mais apreendidas em 2018

23 mai, 2019 - 09:45 • Redação

Só em Lisboa, foram apreendidas 2,4 toneladas de cocaína e quase 180 mil comprimidos de ecstasy, refere um relatório da Polícia Judiciária.

A+ / A-

A cocaína foi a droga mais apreendida em Portugal no ano passado, ao contrário do que tinha acontecido nos dois anos anteriores, com a canábis no topo das apreensões.

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo jornal “Público”, que cita o relatório anual de Combate ao Tráfico de Estupefacientes em Portugal, da autoria da Secção Central de Informação Criminal da Polícia Judiciária.

Segundo o documento – “de natureza meramente quantitativa” – cocaína, canábis, heroína e ecstasy foram as drogas mais apreendidas em 2018, no total de 3.343 apreensões de estupefacientes.

Durante todo o ano, foram apreendidas 5,53 toneladas de cocaína e 4,11 de canábis. Em terceiro lugar bem mais distante aparece a heroína, com 27 quilos apreendidos, e depois o ecstasy: quase 197 mil comprimidos.

Apesar de aparecer em quarto lugar do top das drogas apreendidas, o ecstasy destaca-se neste ranking pelo facto de registar um grande salto: em 2017, foram apreendidos “apenas” 11.180 comprimidos – menos cerca de 185 mil do que este ano.

Quanto à cocaína, segundo a notícia do “Público”, não liderava a tabela desde 2015.

Só em Lisboa, foram apreendidas mais de 2,4 toneladas desta droga e 179.786 comprimidos de ecstasy, além de 110 quilos de canábis e pouco mais de 21 kg de heroína.

De acordo com o relatório citado pelo jornal, o número de detidos também subiu em 2018, ainda que ligeiramente: mais 2,1% do que no ano anterior.

O relatório anual da Polícia Judiciária reúne dados dos serviços aduaneiros e de segurança, bem como quase todos os órgãos da polícia criminal, menos a PSP – o que leva a PJ a considerar o documento “necessariamente incompleto”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+