Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há música numa abóbora. Orquestra Vegetal de Viena vai atuar em Viseu

23 mai, 2019 - 01:42 • Liliana Carona

Músicos vão dar som aos vegetais do Mercado de Viseu. O concerto vai culminar com a oferta de uma sopa de legumes frescos a todo o público, em jeito de “encore”.

A+ / A-
Orquestra de vegetais vai atuar em Viseu - Reportagem de Liliana Carona

A Orquestra Vegetal de Viena vai dar um concerto em Viseu, este sábado, com a música a nascer não de violinos ou violoncelos, mas de cenouras, nabos ou abóboras. A iniciativa está inserida no Viseu Sabe Bem, que surge no programa Viseu 2019 – Destino de Gastronomia.

Fundada em 1998, a original orquestra atua pela primeira vez em Viseu e vai recorrer aos legumes do mercado local para dar música.

Jorge Sobrado, vereador da cultura, antevê um espetáculo único, no qual se fundem vários estilos musicais, da música contemporânea ao jazz.

“Esta orquestra nunca passou pela região Viseu, a ‘Vegetable Orchestra de Vienna’ é um coletivo de artistas de Viena que passarão por Viseu numa residência de três dias, além do espetáculo no sábado”, revela.

Todos os instrumentos são construídos a partir de vegetais que vão ser comprados horas antes no Mercado De Viseu. “A ‘Vegetable Orchestra de Vienna’ tem a singularidade de construir toda a sua instrumentação musical através de vegetais, vão fazer compras ao Mercado de Viseu e vão transformar os vegetais em instrumentos musicais e com esses instrumentos musicais ‘made in’ Viseu vamos fazer um espetáculo que será uma viagem, nomeadamente pelas tendências mais jazzísticas”, conclui.

A orquestra, fundada em 1998, tem uma dúzia de elementos que vão dar som aos vegetais do Mercado de Viseu. O concerto vai culminar com a oferta de uma sopa de legumes frescos a todo o público, em jeito de “encore”.

Este é o primeiro evento gastronómico da cidade, inteiramente dedicado às temáticas da alimentação saudável, das novas tendências vegetarianas e vegan, aos produtos de agricultura biológica, integrada ou de produtores locais, assim como de boas práticas de saúde e bem-estar.

O Parque Aquilino Ribeiro, no coração da cidade, será o berço desta estreia, no próximo fim de semana de 24 a 26 de maio. Perto de 50 atividades fazem o programa ao longo de três dias.

Há “showcookings”, “workshops” e oficinas de bem-estar, cinema e animação infantil, atividades para os amigos de quatro patas e concertos.

Em permanência, acompanham sete restaurantes locais, um mercado de produtos da terra e expositores com um leque de ofertas alusivo às temáticas do evento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+