Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alverca. Legionella detetada em instalação da Força Aérea

22 mai, 2019 - 11:38 • Redação

Ninguém está infetado com a doença, mas tendo sido detetados valores mais elevados que o normal está-se a proceder à descontaminação da base.

A+ / A-

Foram detetados níveis acima do normal de legionella no Depósito Geral de Material da Força Aérea, em Alverca.

Não existem casos de infeção, mas por precaução as instalações estão a trabalhar com serviços mínimos desde terça-feira e até segunda-feira, confirmou à Renascença o Coronel Manuel Costa.

A potencial ameaça foi assinalada através das análises regulares que são feitos ao equipamento.

Segundo o porta-voz da Força Aérea, a Direção de Saúde de Infraestruturas da Força Aérea está no terreno, juntamente com o Instituto Ricardo Jorge, a tentar localizar o foco do problema.

Cerca de 200 militares trabalham diariamente no Depósito Geral, que abastece toda a Força Aérea.

A legionella é uma bactéria que costuma estar presente em sistemas de água, incluindo sistemas de ar condicionado e humidificadores. Transmite-se através de gotícolas de água, que se transmitem com o vapor.

Embora grave, não é letal para a maioria das pessoas saudáveis, mas pode provocar graves problemas, incluindo a morte, quando os doentes estão em situação já fragilizada ou têm problemas ao nível do sistema respiratório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    22 mai, 2019 19:47
    Fico pensativo. 50 anos de medicina sem saber de um caso de Legionella neste país. Só por desleixo e incompetência.

Destaques V+