Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inédito. UE lança operação conjunta com a Albânia para patrulha de fronteiras

21 mai, 2019 - 13:38 • Redação

É a primeira vez que o bloco lança uma operação conjunta no território de um país vizinho que não é um Estado-membro.

A+ / A-

Equipas da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras (Frontex) vão juntar-se à polícia da Albânia para patrulhar as fronteiras terrestres e marítimas do país, usadas por migrantes que pretendem requerer asilo na União Europeia mas também por traficantes e outros grupos criminosos.

É a primeira vez que a União Europeia lança uma operação conjunta de segurança no território de um país vizinho que não é seu Estado-membro.

Esta terça-feira, o comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, e o atual líder da Frontex, Fabrice Leggeri, estiveram em Tirana, capital albanesa, para inaugurar "a primeira operação no território de um país vizinho não-membro", sob um acordo que Avramopoulos classifica como "um marco na cooperação da UE com a região".

Ao todo, e agora que a operação conjunta foi formalmente lançada, a fronteira da Albânia com a Grécia será patrulhada por 16 carros de patrulha e uma carrinha com termo-visão, veículos oriundos de 12 dos atuais 28 Estados-membros da UE.

Acordos semelhantes também já foram assinados com a Macedónia do Norte, a Sérbia, a Bósnia-Herzegovina e o Montenegro.

O lançamento desta operação numa das fronteiras albanesas surge num momento em que o país continua empenhado em pôr em marcha as negociações de adesão à UE já este ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+