Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catarina Martins: "Não basta ter médico de família no papel, é preciso tê-lo na realidade"

20 mai, 2019 - 17:55 • Isabel Pacheco

Coordenadora do Bloco visitou, esta segunda-feira, a extensão do centro de saúde de Nossa Senhora de Fátima, em Aveiro.

A+ / A-
Catarina Martins junta-se a Marisa Matias em campanha para as europeias em centro de saúde de Aveiro
Clique na imagem acima para ouvir a reportagem. Foto: Paulo Novais/Lusa

Com Marisa Matias, cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias, mais a sul, Catarina Martins visitou esta segunda-feira a extensão do centro de saúde de Nossa Senhora de Fátima, em Aveiro, onde foi recebida com aplausos e ouviu as queixas dos utentes que reclamam por médico de família.

A visita coincidiu com a renovação da promessa do Governo de garantir que, em 2020, todos os cidadãos tenham médico de família.

Margarida Ferreira, uma utente daquele centro de saúde, chegou de bicicleta para o "comício" com Catarina Martins, aproveitando-o para exigir um médico de família.

"Queremos um médico para nos auxiliar, porque não temos meios de transporte e há gente idosa que não se pode movimentar como eu, que tenho uma bicicleta", explicou à Renascença.

Médico, lamentou Maria António a poucos dias de completar 81 anos, "só duas vezes por mês". A alternativa é a freguesia vizinha, Nariz, a sete quilómetros de distância. O percurso, garante, "não dá para os idosos que não podem caminhar" e que estão "sem carro ou transportes".

"Se temos um posto de saúde, queremos o posto em ação", remata Margarida.

As queixas foram ouvidas pela líder do Bloco de Esquerda, que avisou que "não basta ter médico de família no papel", é preciso pôr a promessa em prática.

"Quando vos dizem que têm de ir para outro sítio para terem médico de família, estão a dá-lo no papel mas não na realidade, pois como é que vão lá ter?", questionou Catarina Martins depois de ter visitado o centro de saúde. Aos utentes, lembrou que as questões de saúde também se decidem nas eleições europeias que "são já este domingo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+