Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de Fora

Uma Europa à beira dos extremos

17 mai, 2019 - 12:14

No plano europeu, o destaque vai para o crescimento do Partido do Brexit no Reino Unido e para a campanha para as eleições europeias.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 17/05/2019

No plano europeu, o destaque vai para o crescimento do Partido do Brexit no Reino Unido e para a campanha para as eleições europeias. A pouco mais de uma semana da ida a votos, interesa o que se passa no Reino Unido e prevê-se uma mudança radical com Conservadores e Trabalhistas em níveis muito baixos e o partido de Farage em alta. Olivier faz um paralelismo com a Frente Nacional em França: "tanto Farage como Le Pen podem ser os mais votados, mas os respectivos partidos não vão deixar de ser os mais odiados (por todos os outros)". Begoña Iñiguez, por seu lado, diz que a grande expetativa pode passar agora pela continuidade (ou não) de Theresa May. A correspondente espanhola acha que a saida de May nunca esteve tão próxima.

No que respeita aos debates sobre as Europeias, a correspondente espanhola mostra-se desilludida, enquanto Olivier se refere ao debate entre os candidatos à presidência da Comissão Europeia e achou o debate interessante. "Finalmente falou-se de Europa e imigração. Estas pessoas que podem vir a mandar na UE têm coisas interessantes para dizer, mas é pena que depois as audiências não sejam boas".

Ao nível interno, Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez juntam-se ao coro de indignação pelo comportamento de Joe Berardo no Parlamento, mas lembram que o quase ex-comendador não é o único a ter de prestar contas.

Nesta edição, olhamos também para o agravamento dos problemas nos serviços públicos em Portugal, dos transportes à saúde.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+