A+ / A-

Picasso para ver no Porto. Exposição mostra gravuras nunca expostas do génio espanhol

17 mai, 2019 - 11:00 • Redação

“Pablo Picasso: Suite Vollard” é a designação da exposição de 100 gravuras, que estará no Palácio das Artes entre 30 de maio e 11 de setembro.
A+ / A-

O Palácio das Artes, no Porto, vai receber uma exposição inédita de Pablo Picasso, com 100 gravuras do génio espanhol nunca antes expostas. Os trabalhos poderão ser vistos entre 30 de maio e 11 de setembro.

“Pablo Picasso: Suite Vollard” é o nome dado à exposição de 100 gravuras do artista falecido em 1973, antes de mostrar as obras agora detidas pela Fundação Mapfre. A exposição do Porto resulta de uma parceria entre a Taylor’s e o Museu da Santa Casa da Misericódia.

Em entrevista à Renascença, Adrian Bridge, da Taylor’s, sublinha que a mostra constitui uma oportunidade “única” e “limitada” para os cidadãos e visitantes da cidade. Destas 100 gravuras pode-se esperar a representação de “uma década [a de 30 do séc. XX] em que há muita transfromação no mundo”.


Adrian Bridge lembra que as peças foram desenhadas numa época conturbada na Europa, e com grande capacidade de interpretação. “Ele forçava muito os limites da arte, forçava a maneira das pessoas interpretarem. Ele está dentro desta fase de transformação das sociedades muito conservadoras e a capacidade de Picasso intepretar esta [transformação] é fantástica.”

Bridge sustenta que os mais jovens podem aprender muito com estas gravuras, porque, para muitos, será "a primeira oportunidade para contemplar obras de Picasso” e diz que o Porto - a "cidade-jóia”, como a descreve - precisa desta onda de arte para “contemplar as imagens, os sabores e a profundidade do pensamento”.

“O Porto, obviamente, é uma cidade importante na Península Ibérica e com grandes tradições de arte”, fator que contou no planeamento da exposição. A cidade vive um momento cultural “importante" e esta exposição vai “enriquecer a oferta para os cidadãos”.

Bridge acredita ainda que a localização do Palácio das Artes, no final da Rua das Flores, zona “com grande fluxo de gente, com muitos turistas”, ajudará a exponenciar o número de visitantes.

"Pablo Picasso: Suite Vollard" estará no Palácio das Artes entre 30 de maio e 11 de setembro. A entrada tem um custo de 10 euros e é gratuita para crianças até aos 12 anos. Para jovens entre os 12 e os 17, há desconto de 50%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Inferno
    18 mai, 2019 PROFUNDEZAS DA TERRA 12:43
    A gravura do diabo apreciado a nudez de Mulher é para provocar os católicos? Não basta viajar no avião papal!