Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pesca da sardinha retomada a tempo dos Santos Populares com maiores limitações

15 mai, 2019 - 12:52 • Redação

A pesca da sardinha estava suspensa desde meados de setembro até esta quarta-feira. A probição vai estender-se até dia 3 de Junho.

A+ / A-

Os pescadores portugueses só regressam à pesca da sardinha a 3 de junho, que estava suspensa desde meados de setembro até hoje,

O Governo prorrogou o prazo, adiando para dia 3 do próximo mês o reinício da faina.

“Não é uma solução que resulte de vontade própria dos epscadores”, mas foi a solução encontra para minimizar os prejuízos, diz à Renascença o presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOP), Humberto Jorge.

“Nós gostávamos de começar a pescar já em maio. Mas, tendo em conta a quota que nos foi imposta, nós não temos outra forma de atenuar o prejuízo senão começar um pouco mais tarde. Nos meses [de verão] a sardinha é mais valorizada e não termos que interromper a atividade nos meses de verão que queremos evitar a todo o custo”, completa.

Segundo o despacho “de 3 de junho e, até às 24h00 horas do dia 31 de julho de 2019, o limite de descargas de sardinha capturada com a arte de cerco pela frota portuguesa é de 5.000 toneladas”.

Humberto Jorge garante que não vai haver falta de sardinha durante os Santos Populares.

Desde setembro de 2018 que os pescadores de Portugal e Espanha estão proibidos de pescar sardinha para proteger o "stock" e na sequência da recomendação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar para 2019, com o acordo da Comissão Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Florinda
    15 mai, 2019 19:10
    Porque é que podem pescar a sardinha pequena e não a grande isso não á explicação.

Destaques V+