Tempo
|
A+ / A-

Economia acelera. PIB aumenta no 1.º trimestre deste ano

15 mai, 2019 - 10:00 • Lusa

Crescimento de 1,8% em termos homólogos e de 0,5% em cadeia, de acordo com dados do INE.

A+ / A-

O Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,8% no primeiro trimestre do ano em termos homólogos, acima dos 1,7% do trimestre anterior, e 0,5% em cadeia, impulsionado pela procura interna.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta quarta-feira, o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, "refletindo uma aceleração significativa do investimento".

Em sentido contrário, sinaliza, o contributo da procura externa líquida foi mais negativo do que o observado no trimestre anterior, em resultado da aceleração mais intensa das importações de bens e serviços do que das exportações de bens e serviços.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+