Tempo
|
A+ / A-

May vai tentar que parlamento aprove acordo para o Brexit em junho

14 mai, 2019 - 22:42 • Redação com Lusa

Ainda não é claro, porém, como pretende o Governo persuadir a maioria dos parlamentares a apoiar um acordo de divórcio do Reino Unido da UE que já rejeitaram em três ocasiões.

A+ / A-

O gabinete da primeira-ministra britânica disse esta terça-feira que Theresa May vai tentar novamente no próximo mês a aprovação pelo parlamento do seu plano para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Downing Street afirmou May quer pedir aos deputados que votem o acordo de saída na primeira semana de junho.

O parlamento britânico já rejeitou três vezes o acordo de saída da UE. Mas o porta-voz da primeira-ministra, James Slack, considera "imperativo" que o acordo tenha a aprovação dos deputados antes que o parlamento inicie as férias de verão, no final de julho.

Ainda não é claro como o Governo planeia persuadir a maioria dos parlamentares a apoiar desta vez o acordo de divórcio do Reino Unido da UE. May, do Partido Conservador, tem estado em negociações com o Partido Trabalhista para que haja um compromisso, mas até agora sem sinais de muitos progressos.

O Brexit está a dominar a campanha para as eleições europeias no Reino Unido e o resultado poderá ser lido como uma espécie de referendo dos eleitores, que vão poder escolher entre partidos eurocéticos e euro entusiastas. Dirigido pelo ex-líder do UKIP Nigel Farage, o Partido Brexit lidera as intenções de voto no Reino Unido com 34%, mais do que o Partido Conservador e o Partido Trabalhista juntos, segundo uma sondagem divulgada em 12 de maio pelo jornal The Observer.

De acordo com o estudo de opinião, o partido de Farage aumenta a vantagem sobre o Labour (Trabalhistas), de Jeremy Corbyn, que está em segundo lugar, com 21% das intenções de voto. Em terceiro lugar surgem os Liberais-Democratas, de Vince Cable, com 12% das intenções de voto, à frente dos Tories (Conservadores) da primeira-ministra, Theresa May, com apenas 11%.

O Reino Unido elege 73 deputados ao Parlamento Europeu e a votação decorre na quinta-feira, 23 de maio, mas os resultados só serão conhecidos no domingo, depois de fecharem as mesas em todos os Estados-membros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+