Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeais congratulam Aura Miguel por 100 viagens papais

13 mai, 2019 - 18:05 • Filipe d'Avillez

D. Manuel Clemente e D. António Marto mandaram mensagens gravadas para a homenagem de que a vaticanista foi alvo no auditório da Renascença.

A+ / A-

O Patriarca de Lisboa, cardeal D. Manuel Clemente, sublinha a forma como a jornalista Aura Miguel tem contribuído para divulgar as mensagens e as ações do Papa Francisco em Portugal, e não só.

Numa mensagem de vídeo gravada para o efeito e divulgada esta segunda-feira, durante uma sessão de homenagem à vaticanista, que completou recentemente a 100.ª viagem papal, o cardeal elogiou esta missão “quase vocacional” de Aura Miguel.

“É com muito gosto que me associo a esta comemoração das 100 viagens papais que Aura Miguel acompanhou, com tanto personalismo, com tanto entusiasmo, e que tão importantes são na missão dela, como jornalista, e da Renascença, enquanto Emissora Católica Portuguesa”, diz.

A jornalista tem sido essencial para divulgar as missões tanto dos santos padres como da Renascença “e que poderiam ficar menos conhecidas se não fossem transmitidas e explicadas e comentadas por pessoas com a competência que Aura Miguel revela e que tem sido tão útil, tão proveitosa em termos de Igreja e em termos de sociedade”.

D. Manuel Clemente saúda Aura Miguel por 100 viagens papais
D. Manuel Clemente saúda Aura Miguel por 100 viagens papais

O bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, também fez questão de se associar a este evento através de uma mensagem gravada.

D. António destaca três aspetos da carreira de Aura Miguel. Em primeiro lugar, a forma como o seu trabalho se tornou parte dela. “Ser vaticanista deixa marcas na sua vida, uma marca indelével, até, que ela mesmo assume. Porque marca a sua agenda, que como ela diz é também a agenda de quem comanda a Barca da Igreja, faz programar a sua vida em função desta missão e torna-se fonte de inspiração”.

Depois, tal como tinha dito D. Manuel, está o facto de Aura Miguel cumprir “a missão de pôr o Papa em contacto com o Povo português e o povo português em contacto com o Papa, seguindo as suas viagens e recebendo as suas mensagens”.

Por fim, o bispo destaca a ligação forte com Fátima. “Tem uma expressão muito feliz em que ela afirma que de Fátima brota uma força especial que ajuda o Papa, uma reserva de oração, que o ajuda a ser Papa”, diz.

“A Aura Miguel traz consigo histórias ricas de vida, seja dos diferentes Papas, até a mensagem particular que cada um deixou para Fátima, seja histórias de vidas dos povos que o Papa visita, seja histórias de vida das próprias pessoas que acolheram a mensagem. Por isso está de parabéns e que Nossa Senhora de Fátima a abençoe”, conclui D. António Marto.

D. António Marto felicita Aura Miguel por 100 viagens com três Papas
D. António Marto felicita Aura Miguel por 100 viagens com três Papas
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • César Augusto Saraiva
    13 mai, 2019 Maia 18:22
    Merecidamente; Parabéns!

Destaques V+