Tempo
|
A+ / A-

Dívida de 11 milhões. SIRESP ameaça cortar comunicações se Estado não pagar

10 mai, 2019 - 11:54 • Redação

Empresa aguarda há um ano pelo pagamento. A dívida que pode ditar a insolvência do consórcio.

A+ / A-

O Governo tem uma dívida superior a 11 milhões de euros ao sistema de redes de comunicação de emergência e segurança. O SIRESP pode deixar o país sem comunicações via satélite, numa altura em que aumenta o risco de incêndio.

De acordo com o “Jornal de Notícias”, se o Governo não saldar a dívida, a empresa diz que desligará os satélites, que funcionam como alternativa e asseguram a transmissão das comunicações em caso de falha de outros meios.

Estes sistemas de redundância foram criados após as falhas de comunicações nos incêndios de 2017 e fazem parte de um investimento que o consórcio quer que o Governo pague, mas que o Tribunal de Contas chumbou já por duas vezes.

O JN avança também que o Executivo terá sido avisado mais do que uma vez para as consequências da falta de pagamento e terá determinado uma data para que fosse apresentada uma solução, um prazo que termina hoje.

A dívida de mais de 11 milhões de euros pode ditar a insolvência da empresa já em setembro.

O valor da dívida diz respeito a investimentos feitos em 2018 a pedido do Governo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+