Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto. Bebé que nasceu de grávida em morte cerebral já está em casa

08 mai, 2019 - 10:47 • Redação

Salvador nasceu a 28 de março no Hospital de São João e teve alta ontem.

A+ / A-

Já está em casa o bebé que nasceu em março, de uma mãe em morte cerebral. O parto ocorreu no Hospital de São João, no Porto, donde a criança saiu na terça-feira.

“Teve alta com o pai e saiu tranquilamente, durante a tarde, com as duas avós e a madrinha”, disse a diretora de Neonatologia desta unidade em conferência de imprensa, acrescentando: “Foi realmente um milagre e uma aprendizagem para todos nós”.

“Todo o internamento correu muito bem. Durante a evolução da prematuridade foi só crescer”, acrescentou.

Hercília Guimarães explicou que o bebé Salvador teve alta na terça-feira, quando fez 40 dias de vida, com 37 semanas de idade pós-concecional e com cerca de 2,6 quilos. “Tem necessidade de oxigénio, o que não é nada anormal porque os bebés prematuros muitas vezes só deixam o oxigénio aos quatro a cinco meses depois. Vai ser acompanhado no Hospital São João. É um bebé prematuro normal”, explicou a diretora do Serviço de Neonatologia.

O filho de Catarina Sequeira, de 26 anos, que estava em morte cerebral desde dezembro passado, nasceu em março.

A canoísta estava grávida de 12 semanas quando, devido a um ataque de asma, perdeu os sentidos. Foi transferida do Hospital de Gaia para o São João, no Porto, onde a morte cerebral foi declarada um dia após o Natal.

Este é o segundo caso em Portugal. O primeiro aconteceu em 2016 na MAC, em Lisboa.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+