Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Todos os países assinaram a Convenção dos Refugiados e têm responsabilidade de cuidar deles"

06 mai, 2019 - 16:02 • Agência Lusa

É o que defende a coordenadora residente da ONU para a Turquia, onde os 3,6 milhões de sírios ali refugiados representam "um fardo pesado" para um só país.

A+ / A-

A Turquia já acolheu 3,6 milhões de refugiados sírios, recebendo apoio da União Europeia e das Nações Unidas, mas a coordenadora residente da ONU para a Turquia defende que a responsabilidade tem de ser assumida por todos os países.

“Existem, neste momento, na Turquia 3,6 milhões de sírios refugiados. Estão no estatuto de proteção temporária”, disse à Lusa Irena Vojacková-Sollorano, à margem da conferência Perspetivas sobre as Migrações: Ação Política e Compromisso Cívico – Fórum Portugal-Alemanha, que decorreu esta segunda-feira no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

O número, admitiu a responsável, representa “um fardo pesado” para o Governo turco, mas constitui uma lição para todos os países.

“Não há alternativa. Quando um país enfrenta uma situação destas, tem de fazer face aos desafios o melhor que puder”, defendeu Irena Vojacková-Sollorano.

“Muitos países europeus recusaram-se a lidar com a situação”, lembrou a coordenadora das ONU para a Turquia, defendendo, no entanto, que agora todos têm de assumir as suas responsabilidades.

O acordo entre a Turquia e a União Europeia, assinado em 2016 e que determinou o acolhimento pela Turquia de refugiados sírios em troca de um apoio financeiro de 3.000 milhões de euros, dá responsabilidades à Turquia, mas não resolve a situação.

“Todos os países assinaram a Convenção dos Refugiados e têm responsabilidade de cuidar dos refugiados quando chegam às suas costas”, sublinhou Irena Vojacková-Sollorano.

A solução final desejada será, eventualmente, o regresso dos sírios ao seu país, cenário que a coordenadora das Nações Unidas não acredita estar para breve.

O regresso dos sírios ao seu país é “o sonho de todos os refugiados”, mas, até agora, isso não aconteceu, com exceção de poucos casos.

“Claro que o desejo de qualquer refugiado é voltar para casa. Mas a Síria não está em condições de receber as suas pessoas, quer por uma questão de segurança, quer pela questão política”, adiantou, explicando que, por isso, a solução é integrar as pessoas.

“A Turquia deixou muito claro que nunca forçará os refugiados a regressarem”, por isso, o país “está a alojar um grande número de refugiados, integrando-os na sociedade, ensinando-lhes a língua, e dando acesso ao mercado de trabalho e ao sistema de ensino”, explicou.

“Um esforço muito pesado, mas que as Nações Unidas estão a apoiar” e pelo qual a Turquia recebe um financiamento da União Europeia, com base no acordo de 2016, que visou conter a chegada de mais refugiados à Europa, no auge da guerra da Síria.

A integração é real na Turquia, assegura Irena Vojacková-Sollorano, sublinhando que o facto de os refugiados não viverem em campos, mas sim em “acomodações privadas” facilita, já que “as pessoas vivem nas entre comunidades”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+