Tempo
|
A+ / A-

Venezuela. Nicolás Maduro avisa que golpistas não vão ficar impunes

01 mai, 2019 - 03:31 • Redação

Depois de um dia de silêncio, apenas quebrado por uma mensagem no Twitter, Nicolás Maduro apareceu na televisão a dizer que o regime vai sair vitorioso sobre o que apelidou de “golpe de engano e mentira”.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, avisa que os envolvidos na tentativa de golpe de Estado não vão ficar impunes.

Depois de um dia de silêncio, apenas quebrado por uma mensagem no Twitter, Nicolás Maduro apareceu pela primeira durante a noite de terça-feira numa declaração televisiva ao país.

“Isto não pode ficar impune. Todos os envolvidos já estão a ser interrogados, decorrem investigações e haverá acusações penais diante dos tribunais de justiça pelos crimes graves que cometeram contra a Constituição, o Estado de direito e o direito à paz”, declarou o líder do regime de Caracas perante a tentativa de liderada por Juan Guaidó.

Nicolás Maduro fala num “golpe de engano e mentira” e alega que 80% dos militares e polícias convocados de madrugada foram “chamados ao engano”, não lhes disseram que era um golpe.

“Quando viram Guaidó e Leopoldo Lopez disseram: ‘o que é isto, meu Deus’” e, à medida que as horas passavam, foram abandonando a revolta, relata o Presidente numa intervenção ao lado do ministro da Defesa, Vladimir Padrino.

Venezuela. Militares atropelam populares em Caracas
Venezuela. Militares atropelam populares em Caracas

Nicolás Maduro também anunciou uma mudança na chefia dos serviços secretos. Gustavo Gonzalez Lopez vai ocupar o lugar de Manuel Cristopher Figuera na agência Sebin.

O líder do regime de Caracas não avançou qualquer explicação para a mudança. Poderá ou não significar que Figuera passou para o lado de Juan Guaidó.

Maduro acusa os Estados Unidos de estarem por detrás da tentativa de golpe de Estado e deixa uma garantia: “vamos continuar vitoriosos”, com “a verdade como espada e escudo perante tantos ataques e mentiras”.

Minutos antes, Juan Guaidó também fez uma declaração ao país onde garantiu que Nicolás Maduro “não tem o apoio nem o respeito das Forças Armadas”.

Num vídeo na rede social Facebook, o autoproclamado presidente interino e líder da Assembleia Nacional pede aos militares que “continuem a avançar” com a “Operação Liberdade”, para derrubar Maduro e resgatar o país.

“Nós, os venezuelanos que nos rebelámos pacificamente, temos a oportunidade de conquistar o nosso futuro” na “fase definitiva da Operação Liberdade. Amanhã [quarta-feira], toda a Venezuela às ruas”, apelou o presidente interino, que também agradeceu o apoio da comunidade internacional.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+