Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Golpe na Venezuela sem feridos portugueses. Governo critica repressão contra "manifestantes pacíficos"

30 abr, 2019 - 19:47 • Celso Paiva Sol, em Macau

Ministro Augusto Santos Silva lamenta a repressão policial sobre manifestantes pacíficos.

A+ / A-

Não há até ao momento notícia de vítimas entre a comunidade portuguesa na sequência da tentativa de golpe de Estado na Venezuela, disse esta terça-feira à tarde o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“Começando pelas boas notícias, nós não temos informação nenhuma relativa a qualquer português ou portuguesa que tenha sido vítima de qualquer ato que pusessem em perigo a sua segurança. Os estabelecimentos portugueses estão fechados, o Centro Português em Caracas também se encontra encerrado, mas em segurança”, disse o chefe da diplomacia portuguesa em declarações aos jornalistas em Macau.

Venezuela. Militares atropelam populares em Caracas
Venezuela. Militares atropelam populares em Caracas

Quanto aos confrontos das últimas horas nas ruas de Caracas, Augusto Santos Silva lamenta a repressão policial sobre manifestantes pacíficos.

“Movimentações da Guarda Nacional, que infelizmente tem procurado reprimir manifestantes pacíficos. Há também notícia de que, infelizmente, forças afetas ao regime de Maduro estão a convocar e a exortar os chamados coletivos a agirem em defesa do regime de Maduro”, afirma o ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Governo "pré-ativou" o plano de emergência para o caso de ser necessário retirar portugueses da Venezuela, disse Augusto Santos Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+