Tempo
|
A+ / A-

​Paulo Mendo defende SNS público, mas não fechado

30 abr, 2019 - 15:48 • Marina Pimentel

Antigo ministro da Saúde não aceita a proibição das parcerias público-privadas na saúde, como é defendido pelo BE e pelo PCP – e chegou a constar de uma proposta do Governo.

A+ / A-

O ex-ministro da Saúde Paulo Mendo é “contra uma lei de bases que impeça que o Estado assine novos contratos de gestão privada de hospitais públicos”. “Mas evidentemente nunca poderá estar em causa entregar aos privados a política de Saúde. Essa terá de ser sempre uma prorrogativa do Estado”, defende.

Em declarações à Renascença, o médico e antigo ministro de Cavaco Silva diz que “num país liberal como o nosso, não faz qualquer sentido uma posição totalitária do Estado no sector da Saúde. A possibilidade de criar novas PPP deve estar sempre em aberta”.

Paulo Mendo explica que “é tudo uma questão de negociação; de boa negociação do interesse público”. Se é verdade que a gestão privada dos hospitais públicos se revelou um mau negócio para o Estado, como alguns defendem, então, contra-argumenta o ex-secretário de Estado de Leonor Beleza e depois seu sucessor na pasta, é porque o Estado negociou mal. “O problema não se resolve proibindo, mas negociando melhor.”

Estas declarações de Paulo Mendo surgem em reação a uma carta aberta ao primeiro-ministro, esta terça-feira publicada pelo Público, e onde um conjunto de personalidades, entre as quais a ex-ministra Ana Jorge, apelam a que a gestão do SNS seja exclusivamente pública.

Portugal tem atualmente quatro hospitais públicos em gestão privada: Braga, Loures, Vila Franca de Xira e Cascais.

A esquerda pretende que depois de terminarem os contratos desse quatros hospitais (o de Braga termina já em Agosto), o Estado não possa assinar nenhum outro contracto de gestão em Parceria Público Privada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto
    30 abr, 2019 Lisboa 16:06
    O estado não negociou mal, os privados é que só têm um objectivo, o lucro máximo, o Hospital Amadora-Sintra é disso um exemplo pelas piores razões. Não cabe ao Estado financiar os lucros dos privados da saúde, com os nossos impostos..

Destaques V+