Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições em Espanha. PSOE admite tentar “Governo solitário”

29 abr, 2019 - 08:51 • Redação

Socialistas espanhóis preferem continuar a governar sozinhos, mas com o apoio parlamentar do Podemos. Cidadãos já recusou hipótese de coligação.

A+ / A-
Da vitória tímida do PSOE à subida da extrema-direita. As reações dos políticos espanhóis
Da vitória tímida do PSOE à subida da extrema-direita. As reações dos políticos espanhóis

O PSOE venceu as legislativas de domingo em Espanha, mas sem conseguir a maioria e pode avançar para um “Governo solitário”. A hipótese é admitida pela socialista Carmen Calvo, atual vice-presidente do executivo espanhol.

Embora admita que esta ainda é a hora de refletir sobre os resultados eleitorais e reconheça o apoio do Podemos nos últimos meses de governação, a socialista afirma ser a favor de manter a fórmula seguida até agora pelo PSOE e continuar a governar sozinho.

“Vamos tentar um Governo solitário, porque acreditamos como partido e como Governo que as pessoas perceberam-nos bem”, disse Carmen Calvo, esta segunda-feira, em entrevista à rádio espanhola Cadena SER.

Desta forma, o PSOE parece destacar a hipótese de uma coligação governativa e optar apenas para um pacto de investidura, com acordos pontuais com outros partidos que permitam, em primeiro lugar, a tomada de posse do Governo.

Cidadãos rejeita coligação com PSOE

“Não vamos fazer de Sánchez presidente”. É desta forma que a Inés Arrimadas, do Cidadãos, reage aos resultados das eleições gerais espanholas.

Em entrevista à rádio espanhola Onda Ciro, esta segunda-feira, Inés Arrimadas recusou a hipótese de coligação com o PSOE para a formação de Governo. “Um senhor que na vertente económica assume teses populistas, não pode tentar fazer pactos com o Cidadãos”, disse.

“Nenhum espanhol votou em nós para fazer dele presidente [do Governo] e não vamos fazê-lo”, sentenciou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 29 abr, 2019 12:22
    Mais vale so" que mal acompanhado!

Destaques V+