Tempo
|
A+ / A-

Nuno Melo ataca Bloco e sai em defesa do Vox. “Porque dizem que é radical? Por ser contra o aborto?"

28 abr, 2019 - 12:47 • Hugo Monteiro , Rui Barros

O candidato às europeias do CDS pergunta: porque é que o "Podemos" não é também catalogado como extremista?

A+ / A-

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS às eleições europeias, acusa o Bloco de Equerda de ser a destruição “dos valores éticos e morais que devem estruturar uma sociedade decente” e volta a sair em defesa do Vox, o novo partido espanhol, reafirmando que não vê razões para este ser catalogado como de “extrema-direita”.

Questionado pelos jornalistas sobre a ideia defendida por Catarina Martins de proibir deputados de fazerem parte de sociedades de advogados, Nuno Melo saiu ao ataque, recordando os cânticos polémicos do Bloco de Esquerda no desfile do 25 de Abril.

“A Catarina Martins deveria começar por comentar a enorme vergonha para mim, enquanto português, de se apresentar em manifestações cantando, rindo e batendo palmas, enquanto pede a morte de chefes de Estado eleitos democraticamente de países amigos como é o caso do Brasil”, respondeu Nuno Melo, em referência aos cânticos entoados por membros do Bloco de Esquerda, que cantaram: “Ó meu rico Santo António! Ó meu Santo Popular! Leva lá o Bolsonaro para ao pé do Salazar“.

Para Nuno Melo, a atitude dos membros do Bloco de Esquerda é intolerável. “O Bloco de Esquerda significa para mim a destruição de muitos dos valores éticos e morais em que eu fui criado e que acho que devem estruturar uma sociedade decente”, acrescentou o cabeça de lista centrista, durante uma ação de limpeza de uma praia, no Porto.

“Porque dizem que o Vox é radical? Por ser contra o aborto?

Em dia de eleições Espanholas, o centrista reafirmou ainda não compreender a razão porque o partido Vox ser classificado como de extrema-direita.

“Se lerem o programa do Vox perceberão que é basicamente uma divergência do Partido Popular espanhol (PP). O líder do Vox era do PP. E, portanto, as diferenças não são tão nítidas como alguma comunicação social quer colocar”, disse Nuno Melo aos jornalistas.

O candidato do CDS-PP apontou para o caso de outro partido espanhol, o Podemos, questionando as razões porque é que esse partido não é também rotulado como extremista. “Curiosamente não tratam o Podemos como uma força de extrema-esquerda. Convinha que definíssemos os pressupostos para então podermos catalogar os extremismos”, argumentou Nuno Melo.

“Porque dizem que o Vox é radical? Por ser contra o aborto? Ou porque pede a revisão do sistema de autonomias que hoje existe? Eu gostava de recordar que em muitos países socialistas na União Europeia o abroto é proibido. Nesses países esses partidos não são radicais. Mas o Vox é, porque defende a proibição do aborto”, acrescentou ainda.

Sobre a possibilidade deste partido espanhol integrar a família europeia a que o CDS e o PSD pertencem, o PPE, Nuno Melo não descarta a hipótese. “Eventualmente. Como sabe, a adesão dos partidos aos grupos políticos depende de candidaturas e de uma aceitação de quem integra esse partido político. Não faço neste momento a mínima ideia, mas o que me preocupa é o CDS”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Acácio Altino Pinto Valente
    09 mai, 2019 VILA REAL 10:28
    É preciso ter a coragem de dizer a verdade, custe o que custar!.. Estava na hora de aparecerem pessoas, como o Nuno melo, a desmascararem esses agentes da destruição da Humanidade, como é o bloco de esquerda; em parte, o partido comunista e, finalmente, o partido socialista que, igualmente, se tem mostrado contra tudo o que é Vida (aborto, eutanásia, PMA, ideologia do género, LGTBI, e que, por questões eleitoralista e de poder, abre as portas a pessoas e partidos que são contra a vida e a humanidade!.. É preciso falar verdade e não ter medo!.. Esses senhores e essas políticas destroem a pessoa, a família, Portugal, a europa e, em última instancia, a humanidade!.. Parabéns, Nuno Melo!..
  • João Lopes
    29 abr, 2019 13:16
    Os comunistas são da extrema esquerda, mas na propaganda nunca gostam de ser taxados de ex-trema esquerda. Têm feito e continuam a fazer muitas maldades, apoiam e defendem regimes comunistas ditatoriais. Defendem o aborto e a eutanásia que são crimes horrendos. Mas qualquer pessoa que seja de direita não defenda o aborto nem a eutanásia e ataque os regimes comunistas corruptos já são perigosíssimos: são da extrema direita! Hipócritas, oportunistas e sem princípios verdadeiramente humanos! E há muitos jornalistas medrosos que estão condicionados pela extrema esquerda marxista..
  • Henrique
    28 abr, 2019 Porto 20:11
    Nuno Melo tem toda a razão. Vivi 7 anos em España (estou em Portugal há ano e meio), conheço bem e diretamente a realidade politica espanhola. O VOX é básicamente uma excisão do PP. Responde à falta de ética do PP, não só na questão do aborto e na imposição forçada da ideologia LGTBI... (ley Cifuentes na comunidade de Madrid), mas também nos graves casos de corrupção desse partido (caso Bárcenas). VOX situa-se na mesma direita do PP, mas preocupado com valores éticos, perfeitamente integrado ou integrável no âmbito popular europeu onde se situam o PSD e o CDS-PP. Muitos dos comentarios do BE e da comunicação em geral de situá-lo como extrema direita são de pessoas que ignoram o programa deste partido nascente.
  • Augusto
    28 abr, 2019 Lisboa 17:34
    Diz-me quem apoias dir-te-ei quem és Nuno Melo.
  • J ortigao
    28 abr, 2019 Sil 13:43
    Como disse maria jose morgado, estes partifos são sociais-fschistas e alem disso stalinistas cuja politica foi qto pior melhor!
  • J ortigao
    28 abr, 2019 Sil 13:43
    Como disse maria jose morgado, estes partifos são sociais-fschistas e alem disso stalinistas cuja politica foi qto pior melhor!

Destaques V+