Tempo
|
A+ / A-

Nuno Melo: O Vox não é um partido de extrema-direita

28 abr, 2019 - 10:02 • Lusa

O candidato centrista não considera que o partido espanhol Vox seja um partido de extrema-direita, dizendo que este está para o PP como o Aliança está para o PSD.

A+ / A-

O cabeça de lista do CDS-PP às europeias, Nuno Melo, considera que o partido espanhol Vox não é um partido de extrema-direita e admite que ele venha a integrar a mesma família política europeia que CDS e PSD.

"O Vox estará para o Partido Popular [espanhol] como a Aliança está para o PSD", afirmou Nuno Melo, em entrevista à Lusa, referindo-se à recém-formada Aliança, de Pedro Santana Lopes, que considera "uma dissidência" do PSD.

Para Nuno Melo, candidato a um terceiro mandato no Parlamento Europeu nas eleições de 26 de maio, "o Vox é catalogado de extrema-direita", mas, quem assim o afirma, devia "conhecer o programa do Vox" e "ler o programa do Vox".

"O presidente do Vox era do PP, é um basco, filho de um histórico do PP, que no essencial, tem a agenda política do PP com duas diferenças fundamentais, que tem que ver com as tradições, que mobilizam muito em Espanha: a festa taurina e a caça. E depois, uma outra circunstância que levou a que fosse considerado radical, a questão das autonomias", afirma

Para o eurodeputado e vice-presidente do CDS-PP, "90% do que está no programa do Vox encontra-se no [programa do] PP", tal como "nos Ciudadanos encontra muito do PSOE e do PP".

"O Vox beneficia de uma intuição ou perceção do eleitorado no sentido que o PP também não foi dando as tais respostas para problemas sentidos, beneficia também dos escândalos de corrupção que afetaram o PP, como afetaram o PSOE, beneficia de uma instabilidade geopolítica que tem muito a ver com a Catalunha, com esta forma do governo que, para permitir a ascensão do Pedro Sánchez, vai buscar antigos etarras e radicais independentistas catalães", enumera como elementos de um "caldo [que] potencia o surgimento do Vox".

E, assegura, o Vox "é uma deriva do PP", "um partido de direita", "talvez à direita do CDS em Portugal, mas é um partido de direita".

"Não estranharia que o Vox viesse a entrar no PPE"

"Volto a insistir, leiam o programa do Vox. Não vão pelos títulos, nem pelos rótulos", afirma.

"Verão que é um partido europeísta, um partido que defende muito o que defende o PP, muito o que defende o PSOE, e tem estas três circunstâncias".

Do separatismo ao nacionalismo. Quem são os principais candidatos das eleições em Espanha?
Do separatismo ao nacionalismo. Quem são os principais candidatos das eleições em Espanha?

"Não estranharia, por exemplo, que o Vox viesse no final a entrar no PPE", admite, referindo-se à maior família política europeia, o Partido Popular Europeu (PPE), de que fazem parte o CDS e o PSD.

Questionado sobre a permanência no PPE, embora suspenso, do Fidesz, do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, admite que "gostava que o partido ficasse", porque isso "significava que tinha-se verificado que não violava os princípios fundacionais do PPE e que tinha-se comprometido com esses valores em relação ao futuro".

"Ao demonizarmos o Fidesz não ganhamos nada [...] Devemos é, pelo contrário, fazer tudo para que o Fidesz se recoloque na linha da moderação", defende, acrescentando preferir "ter o Fidesz a ultrapassar problemas, mas mantendo-se preso às democracias e àquilo que elas significam".

"O que fizemos foi um sinal muito claro em relação ao Fidesz e em relação a Viktor Orbán. [...] Teve um custo político [...] com os socialistas e toda a esquerda de pé a aplaudir. [...] Mas o que fizemos foi por uma razão de princípio", sublinha.

E critica os socialistas europeus, e particularmente o PS, por não ter atitude semelhante em relação à Roménia, à Eslováquia ou a Malta.

"O que se passa hoje na Roménia e muito pior do que se passa na Hungria. E temos a comissária romena [Corina Cretu] a vida dar a mão para salvar o Pedro Marques", acusa, referindo-se à notícia, divulgada pela SIC, de um vídeo da comissária elogiando o cabeça de lista do PS, Pedro Marques.

"Ou seja, em vez de censurar o governo da Romênia, o PS pede ajuda e dá-lhe a mão", censura. "Não está a ver propriamente o PPE, o CDS ou o PSD, a pedir a quem seja para vir cá vir dar a mão na nossa campanha".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lopes
    28 abr, 2019 Ovar 10:15
    Já os do BE são uns perigosos extremistas? Tenha vergonha sr. deputado! O VOX é o lixo do franquismo.

Destaques V+