Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Por causa do trabalho, 7.500 pessoas morrem todos os dias

28 abr, 2019 - 09:12 • Ana Carrilho

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho assinala-se este domingo. Relatório da OIT analisa desafios do universo laboral num mundo em mudança.

A+ / A-

Cerca de 7.500 pessoas morrem todos os dias por causa do trabalho, em todo o mundo. Este é apenas um dos dados preocupantes de um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Há novas formas de trabalho e novos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, muitos deles ainda desconhecidos. Com um século de experiência, no seu relatório sobre a “Segurança e Saúde no Centro do Futuro do Trabalho”, comemorativo do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a OIT olha para o futuro e destaca aquilo a que chama “quatro grandes forças transformadoras, que impulsionam as mudanças: a tecnologia, as mudanças demográficas, o desenvolvimento sustentável e alterações climáticas e finalmente, as alterações na organização do tempo de trabalho.

Desafios que no entender da Organização Internacional do Trabalho devem levar os responsáveis públicos a antecipar novos riscos e emergentes em matéria de segurança e saúde no trabalho, a adotar uma abordagem multidisciplinar, a estabelecer uma relação mais estreita com a saúde pública, ao reforço das legislações nacionais e à promoção da colaboração entre governos, representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

Os dados e as estimativas mais recentes, frisa a OIT, revelam que “existe um problema muito sério”.

  • Um total de 2,78 milhões de pessoas morrem anualmente devido à insegurança ou falta de condições no trabalho: 2,4 milhões devido a doença profissional e 374 milhões por acidente de trabalho. São 7.500 mortes diárias; 6.500 devido a doença e mil por acidente.
  • Calcula-se que os dias de trabalho perdidos representam cerca de 4% do PIB mundial.
  • Segundo a OIT, as doenças cardiovasculares (31%), os cancros de origem profissional (26%) e as doenças respiratórias (17%) representam três quartos das mortes relacionadas com o trabalho.
  • Os riscos ergonómicos e de lesões, os gases, os fumos e os ruídos são os fatores que mais contribuem para as doenças profissionais. Alguns estudos revelam que cerca de 20% das dores lombares e cervicais e um quarto das perdas auditivas se devem ao exercício da profissão.
  • Como noutras situações, os trabalhadores de países pobres ou emergentes estão mais expostos aos riscos. Dois terços da mortalidade ligada ao trabalho ocorre na Ásia. A restante é quase igualmente distribuída por África, Europa e América.
  • Nos países desenvolvidos mais de metade das mortes devem-se a cancros de origem profissional. África, pelo contrário, regista a maior percentagem de doenças transmissíveis relacionadas com o trabalho e acidentes.
  • A taxa de desemprego juvenil (cerca de 13%) é três vezes superior à dos trabalhadores mais velhos e normalmente, os jovens têm cerca de 40% mais acidentes. Por um lado, não têm experiência, o que os leva a aceitar trabalhos e tarefas mais perigosas, por outro, estão muito frequentemente em situação laboral precária, o que os impede de negociar melhores condições de trabalho.
  • A temperatura global deverá aumentar cerca de 1,5ºC até 2030, o que dará origem à destruição de 72 milhões de empregos, sobretudo na Ásia Meridional e Sudoeste Asiático, África Central e Ocidental, regiões à volta da linha do Equador, onde o aquecimento se torna mais rápido e onde vivem 4 .000 milhões de pessoas, das mais pobres do mundo. As temperaturas insuportáveis, a subida do nível das águas do mar e a desertificação vão reduzir consideravelmente as zonas onde será possível viver e trabalhar. Na Ásia Meridional estima-se que a perda de horas de trabalho por causa do calor ronde os 5%.
  • Apesar do desenvolvimento da “economia verde”, a OIT adverte que nem todos os empregos criados são seguros e decentes. Por outro lado, nos países emergentes e em desenvolvimento, há 25 milhões de pessoas que vivem da recolha de lixos, muitas vezes enviados dos países desenvolvidos. São sobretudo mulheres e crianças, sem qualquer tipo de proteção económica, social ou legal e estão expostos a múltiplos riscos e a materiais muito perigosos. Dez milhões estão na China.
  • Um terço das pessoas faz um número excessivo de horas, ou seja, mais de 48 horas por semana. O uso das novas tecnologias e os horários flexíveis – à partida, com interesse para o trabalhador conseguir conciliar a vida profissional e pessoal – levam ao desaparecimento da “barreira” entre o tempo de trabalho e o tempo de ócio, gerando frequentemente situações de stress e doenças profissionais.
  • Mais de 60% da força de trabalho no mundo tem um emprego informal, mas na Ásia Meridional ultrapassa os 80%, na África Subsaariana 66% e 51% na América Latina. Na Europa ronda os 10%
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+