Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Noticia Renascença

Diretora dos Jerónimos e Torre de Belém deixa cargo após 35 anos

26 abr, 2019 - 15:46 • Maria João Costa

Isabel Cruz Almeida é a mais antiga diretora de um monumento nacional em funções. Um dos momentos mais polémicos da sua direção foi a suspeita de irregularidades em torno da realização de festas privadas no Mosteiro dos Jerónimos.

A+ / A-

É a mais antiga diretora de um monumento nacional. Isabel Cruz Almeida está há 35 anos à frente do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém. Na próxima quarta-feira, dia 1 de maio, cessa funções.

Isabel Cruz Almeida recebeu por e-mail a carta que confirma a sua saída. Fonte próxima indica à Renascença que a diretora dos Jerónimos e Torre de Belém estava a terminar o seu tempo de serviço e pediu para deixar o cargo. A confirmação chega agora, a poucos dias de efetivar essa saída, a 1 de maio.

O fim da comissão de serviço de Isabel Cruz Almeida é confirmado à Renascença também por fonte da Direção Geral do Património, que tutela os monumentos.

Isabel Cruz Almeida começou por ser diretora do Mosteiro dos Jerónimos, em 1989, mas depois da classificação conjunta por parte da UNESCO dos Jerónimos e da Torre de Belém, o baluarte foi entregue à tutela da cultura e Isabel Cruz Almeida passou a assumir também a sua direção.

Ao fim de 35 anos de serviço, Isabel Cruz Almeida deixará já na próxima quarta-feira, a direção dos monumentos, sem que se saiba ainda quando ou como será substituída. Em cima da mesa poderá estar a hipótese de a Direção Geral do Património ter de nomear alguém interinamente para o cargo, em regime de substituição.

A nova lei da autonomia dos Museus está ainda em processo legislativo, aguardando-se ainda a promulgação por parte do Presidente da República. Só depois poderá ser aberto concurso para o lugar que será agora deixado em aberto com a saída de Isabel Cruz Almeida.

Um dos momentos mais polémicos da sua direção foi a suspeita de irregularidades em torno da realização de festas privadas no Mosteiro dos Jerónimos, um processo entretanto arquivado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+