Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Portugal está há 40 anos a produzir aquém do potencial da economia

25 abr, 2019 - 14:57 • Sandra Afonso

Portugal não tem conseguido “sustentar taxas de crescimento do produto potencial elevadas nos últimos 40 anos”, ou seja, não consegue utilizar todos os recursos disponíveis para produzir.

A+ / A-

Portugal está há 40 anos a produzir aquém do potencial da economia, mantendo o país afastado dos estados membros da União Europeia, revela um estudo de três economistas do Banco de Portugal.

De acordo com o estudo, Portugal não tem conseguido “sustentar taxas de crescimento do produto potencial elevadas nos últimos 40 anos”, ou seja, não consegue utilizar todos os recursos disponíveis para produzir – trabalho e capital.

Em"Produto potencial: como compara Portugal com a área do euro ao longo dos últimos 40 anos?", os investigadores concluem que o país não conseguiu interromper a tendência de desaceleração do produto potencial, sobretudo depois dos anos 90. Desde 2003, “os diferenciais de crescimento anual do produto potencial, em relação à área do euro, são sistematicamente negativos, — uma evolução que deveria motivar alguma reflexão”.

A crise, acrescenta ainda o estudo, alargou ainda mais o fosso entre Portugal e os restantes países da União Europeia. A recuperação, tendo em conta as tendências demográficas, vai exigir a médio prazo “um compromisso de política que promova reformas estruturais alinhadas com as melhores práticas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+