Tempo
|
A+ / A-

45 anos do 25 de Abril. Ouça a emissão especial da Renascença no Palácio de S. Bento

25 abr, 2019 - 01:12

António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, jornalistas que viveram o dia da Revolução dos Cravos, os comentadores João Taborda da Gama e Jacinto Lucas Pires, os humoristas Joana Marques, Nuno Markl e Nilton foram os convidados especiais do programa, que contou com a música de Marta Pereira da Costa e Márcia.

A+ / A-
Emissão especial da Renascença sobre os 45 anos do 25 de Abril - versão integral

A Renascença assinalou os 45 anos do 25 de Abril com uma emissão especial a partir da residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de S. Bento.

O programa contou com a participação do anfitrião António Costa e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que interveio por telefone. Os dois recordaram onde estavam no dia da Revolução dos Cravos e falaram sobre os desafios da democracia e do jornalismo.

O segundo painel de conversa contou com figuras que viveram por dentro o 25 de abril: o jornalista Carlos Albino, o jornalista e realizador Luís Filipe Costa e o fotojornalista Alfredo Cunha.

Carlos Albino foi o responsável pela emissão da senha do início das operações militares que iriam derrubar o regime ditatorial, através do programa Limite, na Rádio Renascença.

Luís Filipe Costa na altura era chefe de redação do Rádio Clube Português. Participou voluntariamente no 25 de Abril lendo, ao microfone do RCP, os comunicados do Movimento das Forças Armadas.

Alfredo Cunha acompanhou as colunas militares nos pontos-chave do dia 25 de abril de 1974 e foi o autor de algumas das imagens mais emblemáticas da revolução, como o retrato do capitão Salgueiro Maia.

Esta emissão especial contou também com as participações de João Taborda da Gama e Jacinto Lucas Pires, que recordaram como lhes foi explicado o 25 de abril e o papel da rádio e importância da palavra dita.

Os humoristas Joana Marques, Nuno Markl e Nilton falaram sobre o humor e a política e fizeram algumas perguntas ao primeiro-ministro.

A emissão especial da Renascença contou ainda com momentos musicais: a guitarrista Marta Pereira da Costa tocou os “Verdes Anos”, de Carlos Paredes, e a cantora Márcia interpretou “A presença das Formigas”, de Zeca Afonso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+