Tempo
|
A+ / A-

Falhou a OPA chinesa à EDP

24 abr, 2019 - 18:15

Acionistas chumbaram desblindagem dos estatutos.

A+ / A-

A oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG) à EDP falhou, depois de os acionistas terem chumbado esta quarta-feira a desblindagem dos estatutos da empresa.

Em cima da mesa estava o fim da limitação dos direitos de voto a 25% do capital. A proposta de alteração desses limites recebeu 56,6% de votos contra na assembleia-geral de hoje.

Esta era apontada pela China Three Gorges como condição obrigatória para o sucesso da oferta pública de aquisição da EDP.

A introdução deste ponto na assembleia anual de acionistas foi proposta pelo fundo Elliott, que detém 2,01% do capital da EDP, e prevê que, "caso a deliberação não obtenha uma maioria qualificada de dois terços dos acionistas presentes na assembleia-geral anual [...], o limite de voto permanecerá em vigor".

"Tal resultado deve não só permitir o fim imediato da oferta na sua forma atual, como também proporcionar à sociedade a certeza necessária para planear o futuro", sublinha o fundo na proposta de adenda que foi aceite pelo vice-presidente da mesa da assembleia-geral, Rui Medeiros, em 1 de abril.

Entretanto, na segunda-feira, a CTG esclareceu que se mantêm em vigor todas as condições da OPA, incluindo a desblindagem de estatutos, pelo que assim a operação não avança.

A OPA feita à EDP pela CTG, empresa estatal chinesa que já detém 23,27% da elétrica portuguesa, foi anunciada em maio de 2018 e prevê uma contrapartida de 3,26 euros por ação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+