Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

No 25 de Abril os militares saíram à rua fardados. Por que é que 45 anos depois não podem?

24 abr, 2019 - 16:25 • Ana Rodrigues

O presidente da Associação Nacional de Sargentos diz que “acenaram com uma europa democrática”, mas que “essa democracia no seio das Forças Armadas continua a tardar”.

A+ / A-

As manifestações de militares nas ruas já não são novidade, mas sempre que um protesto acontece, surge a questão da farda. A reivindicação é antiga, mas para os militares urge ser resolvida.

Lima Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos, lembra que “45 anos depois do 25 de abril, nem tudo está tão bem como parece e os militares devem poder manifestar o seu desagrado fardados”.

O representante dos sargentos recusa-se a aceitar esse impedimento até porque “a farda é a marca de um militar. Ele tem orgulho, e não pode ser proibido de usar o seu uniforme, apenas porque é militar”.

“Isso é coartar um direito e tentar esconder a condição-cidadão de militar”, acrescenta.

O direito à manifestação está consagrada na lei orgânica n.º 4/2001, mas refere expressamente que “os cidadãos referidos no artigo 31.º, desde que estejam desarmados e trajem civilmente sem ostentação de qualquer símbolo nacional ou das Forças Armadas, têm o direito de participar em qualquer manifestação legalmente convocada que não tenha natureza político-partidária ou sindical, desde que não sejam postas em risco a coesão e a disciplina das Forças Armadas”.

Segundo o presidente da ANS, “45 anos depois do movimento dos capitães, apoiados por inúmeros soldados, sargentos, oficiais e pela massa popular, a realidade dentro dos quarteis está bem distante dos ideais dessa luta”.

Lima Coelho refere mesmo que que apesar de “acenaram com uma Europa democrática, essa democracia no seio das Forças Armadas continua a tardar por chegar”.

Quanto às razões para protestarem, Lima Coelho admite que “infelizmente continuam a existir e repetem-se. Têm a ver com o reconhecimento, desenvolvimento das carreiras, com o direito a ter direito a ter direitos e com aquilo que é a tentativa de instrumentalização das Forças Armadas em benefício dos sucessivos poderes políticos”, e acrescenta que “as Forças Armadas não podem continuar a ser usadas como arma de arremesso político nem como instrumento politico de quem quer que seja”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    26 abr, 2019 Mateus 15:04
    ... convenhamos que há, seja qual for o enquadramento político, uma generosa diferença (técnica e de definição) entre uma manifestação e um golpe de estado. Tal como um levantamento de rancho não é igual a uma queixa escrita ao serviço da messe. E, mais ainda Portugal é uma República, não é uma democracia. Uma democracia resume-se à vontade da maioria. Uma República tem uma constituição para garantir direitos fundamentais que, de outra forma, seguiriam o livre curso de quaisquer maiorias.
  • 24 abr, 2019 22:02
    Sr eitor ! Acordar cedinho amanha"voce deve estar maluco! Eu ja vivi o 25 abril intensamente"fui pra rua gritar viva"o mfa tinhamos um uma pessoa que comandou o grupo pelas ruas como se fosse um maestro"mas humor " nao entrava eram ditas palavras a seria! Agora badamecos e badamecas" estarem prontos pra fazer humor na radio renascenca! Amanha humor nao fica bem" o 25 de abril passou-se na radio e um facto " mas foi a seria!
  • me too
    24 abr, 2019 18:29
    Os que saíram fardados estão na peluda. Velhos reformados

Destaques V+