Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Leis de jogo. Alterações para 2019/20

24 abr, 2019 - 14:47 • Redação

Os jogadores substituídos passam a sair pela linha mais próxima da linha lateral. Esta é uma das novidades.

A+ / A-

A partir da próxima época há algumas alterações nas regras. A Renascença ouviu o ex-árbitro Duarte Gomes que dá conta das novidades.

Mão

“Qualquer golo marcado com a mão ou com o braço ou qualquer jogada que resulte em golo tocada com a mão ou o braço do atacante passa a ser punida como falta mesmo que esse toque seja furtuito ou não deliberado”

Pontapés de baliza e livres dentro da área

"A bola já não tem de sair da área para entrar em jogo. Entra em jogo assim que seja pontapeada e se mova claramente."

Substituições

"O jogador tem de sair pelo ponto mais próximo onde se encontrar da linha lateral".

Treinadores

Passam também a ver cartões amarelos ou vermelhos

Bola ao solo

"A partir de agora, se for dentro da pequena área, a bola é feita só para o guarda-redes. Se for em qualquer outro lado, a bola ao solo é feita apenas para o jogador da equipa que tocou na bola em último lugar."

VAR

"Se houver uma decisão mesmo sobre o final de uma das partes em que o árbitro tenha terminado o jogo sem ter tempo de ouvir a indicação do vídeo-árbitro, o árbitro pode recorrer ao ecrã já no período de intervalo, pedir às equipas para regressarem ao campo e, se houver retificação, o jogo recomeçará com essa correção."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Miguel
    25 abr, 2019 Vila Real 12:08
    E qual a razão de não se fazer a filmagem de todo o jogo, de trás para a frente e da frente para trás, de lado para cima e de cima para baixo e mais alguns ângulos, mesmo que só inventados para o futebol e, depois de devidaménte visionados por um qualquer aparelho de inteligência artificial, devidamente programados para não deixarem passar em claro qualquer falha, lá para o fim do próximo mês, com apostas entretanto inventadas pela Santa Casa da Misericórdia, informavam-nos o resultado. Durante esse tempo, uma coisa sem importância e que não nos roi a consciência, continuará a decorrer em África: meia dúzia de milhões de crianças famintas e desnudas, continuam pacientemente a aguardar a sua hora de lhes ser fornecida uma malga de sopa ou uma mão-cheia de bagos de arroz , oferecidos por uma qualquer caridadezinha de M***A. E continuamos a deitar a cabeça na almofada, a dormir o sono dos justos, sem mais nada que nos preocupe que não seja o pênalti, o fora-de- jogo ou se foi mão na bola ou a bola na mão. E se essa bola na mao estivesse na posse de uma criança africana, mesmo de roupas esfarrapadas e faminto de umas quantas refeições quentes, faria dessa criança a mais feliz do Universo, pelo menos enquanto nao se lembra-se que estava muito perto de morrer de fome... ( ex-árbitro de futebol da Associação de Futebol de Lisboa durante doze anos, árbitro auxiliar da 1a e 2a divisões nacionais, durante cinco anos da Federação Portuguesa de Futebol de que é sócio de mérito ).

Destaques V+